"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

História de Nossa Paróquia



O Nascimento da Paróquia:

Filho de Florianópolis, magro, pequeno, penitente, zeloso e rigoroso. Este era o perfil do Cônego João Dominoni, pároco que estava à frente de Nossa Senhora da Natividade quando esta foi elevada de curato a Paróquia no decreto diocesano de 31 de maio de 1947.

Ao passar toda a sua vida pregando contra as mazelas do pecado original que infringiam seus paroquianos, Dominoni foi um hábil condutor de almas, alem de ter um enorme zelo pelas vocações religiosas e sacerdotais.

Um exemplo das atitudes do Cônego era com seus seminaristas, nas férias destes, ele os guardava na casa paroquial a fim de defendê-los das tentações do mundo. Só liberando-os ao findar das sestas dos domingos.

Em 1947, Dominoni que já apresentava sinais de cansaço, recebeu assim, a ajuda do Padre Carlos Sorger para levar adiante as atividades mais pesadas da Paróquia, como as visitas às capelas. Sorger era um Padre com o hábito de viajar muito, sem ter uma residência fixa. Até hoje não se sabe o que realmente aconteceu com ele.

Por iniciativa de Dominoni, em 1950 vieram de São Paulo as irmãs da Congregação Santa Catarina. As irmãs Júlia, Leonis e Agatônia foram responsáveis por desenvolver um trabalho pastoral na Paróquia, como também na formação e na direção do Colégio Padre Schüller. Irmãs Júlia e Leonis eram designadas a lecionar na escola, já a Irmã Agatônia era encarregada do ambulatório médico, gratuito aos paroquianos


1967 a 1977 Uma década de avanços


Foi no dia 5 de maio de 1973 que a Paróquia Nossa Senhora da Natividade formou sua primeira Comissão Administrativa e Econômica Paroquial (CAEP). Neste ano, o padre continua sendo o Cônego João Dominoni, entretanto, este já não tem mais saúde e nem forças físicas para conduzir a paróquia. Por isso, padres de cidades vizinhas prestam serviços a Cocal e percebe-se a necessidade da formação desta comissão. Nela constava: Ítalo Rafael Zaccaron, Adair Pagnan, Valdemar José Bettiol, Paulo Jaime Galli, Zenio César Galli, Hilário Ernesto De Faveri e Valentim da Maria Rosso, cada um com sua função.

Neste mesmo ano, um mês depois de formada a comissão, assume a paróquia interinamente o Padre Carlos Wecki, que já ajudava Dominoni há algum tempo. Carlos Wecki dá início à construção do salão paroquial e, em 1975, a ordem para a demolição da Igreja de Santa Edwiges (Linha Batista).
Em janeiro de 1974, mais exato no dia 27, uma grande tristeza caiu sobre a paróquia, Dominoni veio a falecer. Mesmo com a saúde muito debilitada sua morte foi uma surpresa. Muitas pessoas participaram do enterro, mostrando gratidão ao Cônego. Neste mesmo ano, foi inaugurada a Capela de Rio Comprudente, tendo como padroeira a Nossa Senhora do Caravaggio.

Wecki fica pouco tempo em Cocal do Sul e, em março de 1974 assume o Padre Lindolfo Lueckmann. Um homem empreendedor que contribuiu com o desenvolvimento da paróquia. Nesta época não havia casa paroquial. Ele foi morar com as irmãs da Congregação de Santa Catarina. Um ano depois as irmãs deixam a cidade e Lindolfo vê a necessidade de construir uma casa paroquial.

Em 1975 deu-se reinicio ao desenvolvimento do livro Tombo, abandonado desde 1950. No inicio de 1976, teve-se enfim, o inicio da construção da casa paroquial, estando o Padre morando durante este tempo na casa de Tereza Cechinel. No fim deste ano a casa já estava concluída, como também o salão paroquial. Tudo graças ao povo, que muito ajudou, pois a paróquia carecia de verbas. Lindolfo também teve papel importantíssimo, pois conseguiu obter uma ajuda financeira da Alemanha para finalizar o salão.


1977 a 1987 Padre Lindolfo Luckmann

Nesta edição, a grande história é sobre o pároco de Cocal do Sul, Lindolfo Luckmann. Responsável pela paróquia de Nossa Senhora da Natividade, ele era um homem firme, devoto e respeitado por todos. Muitos, ainda levam em seu coração a imagem de Lindolfo, pois seu exemplo de vida persiste. Sendo um homem ativo na diocese, até então de Tubarão, estava sempre presente em retiros, estudos, reuniões e cursos, preparando-se para guiar seu rebanho, o povo.
Não é por acaso que muitos movimentos e pastorais começaram a surgir e se organizar nesse período em nossa paróquia. Nascia a Semana da Família, Enjocri (Encontro de Jovens Cristãos), Maratona Vocacional, Encontros da Catequese, Movimentos de Irmãos, entre outros. O pároco era um incentivador dos jovens e adultos.

Foi nesse momento que iniciou em nossa paróquia a Missa da Saúde, conhecida na época como Missa dos Doentes, em que havia a benção dos enfermos e de objetos todas as quartas-feiras à noite.

Foram também realizadas muitas festas para arrecadar fundos. O dinheiro era utilizado para reforma de igreja e até mesmo para ajudar a população da Nicarágua, país que tinha saído de uma violenta ditadura em 1979 e precisou da colaboração de seus vizinhos e da Igreja Católica. Eram Festas Juninas, Festivais do Chop e a tradicional Festa da Padroeira que era sempre seguida de um Tríduo de preparação. Mas a festa mais importante para Cocal nesta década foi a da padroeira de 1985, ano em que foram celebrados os cem anos da colonização do município e inaugurado o monumento pelo centenário, que pode ser observado na praça da cidade.

Outros momentos importantes da paróquia nesta década:

1978 - Ordenação do padre Wadislam Milack, filho da comunidade de Linha Batista. 1979 - Reforma da Igreja Matriz, finalizada no ano seguinte. Neste período as missas eram realizadas na parte baixa do salão paroquial.

1987 a 1997 Uma breve e forte recordação

Nesta edição serão lembrados os anos de 1987 a 1997, um período que muitos ainda guardam na memória. Uma década marcada pela despedida do Padre Lindolfo Luckmann, a chegada do jovem Padre Onécimo Alberton e tantas outras vitórias.

O inicio deste período foi marcado por um acidente entre o Fiat 147 de Lindolfo e uma Brasília com quatro jovens abordo. Na colisão o Fiat ficou destruído e o padre fraturou o braço e a perna esquerda e trincou a rótula do joelho esquerdo. Ele ficou meses em recuperação. Neste período foi substituído pelo Pe. Pedro Damásio. Entretanto, Lindolfo não esperou sua completa recuperação e mesmo de cadeira de rodas voltou a realizar as celebrações.

Lindolfo exercia um importante papel na sociedade de Cocal do Sul e região. Ele era vigário da Comarca de Urussanga e sempre incentivava a realização de encontros e retiros, tendo forte papel na emancipação de Cocal do Sul em 1991, onde 99% da população votou pelo “sim”. Uma curiosidade do plebiscito foi a utilização de urnas eletrônicas, uma novidade nas votações brasileiras, sendo utilizada em Cocal como teste.

Uma realização marcante na paróquia foi uma arrecadação de roupas realizada em uma gincana de jovens, na quaresma de 1992. Nela, foram arrecadadas cerca de cinco toneladas que ajudaram diversas famílias, em especial àquelas que os pais estavam desempregados.

Em 1993, Lindolfo se despediu de Cocal, onde foi pároco por 18 anos, assumindo, então, a paróquia de São Ludgero. O jovem Padre Onécimo Alberton, foi quem assumiu o seu lugar. Com apenas 27 anos e quatro meses de ordenação, iniciou os trabalhos, junto com o vigário geral da sub-secretária de Criciúma, Wilson Buss. Foi a 1ª experiência paroquial, mas logo conquistou o carinho e confiança de todos.

Onécimo foi um grande pastor, principalmente para os jovens, a quem deu grande inspiração e apoio. Ele colaborou para que fosse realizado na paróquia a 1ª Semana da Juventude, organizada pela Pastoral da Juventude. Onécimo realizou também importantes obras, como: reforma da Igreja matriz. Nesta reforma houve a troca dos telhados que eram de brasilit pelas telhas de barro decoradas. Ele também realizou a ampliação do salão paroquial e a construção do centro de pastoral.
E assim mais um ano se vai. O tempo não passa, nós é que passamos. Não celebramos o fim, pois temos esperança e para quem espera sempre se tem uma busca” (Padre Onécimo Alberton - 31/12/94)

No presente, a última década

Ao término do ano jubilar, chega ao fim também está série de matérias contando os 60 anos da paróquia Nossa Senhora da Natividade. É o momento de falar da última década, do presente, de lembranças vivas na memória de cada paroquiano. Foi um período bastante movimentado, com Santas Missões Populares, criação da Pastoral do Dízimo. Entre inúmeras outras conquistas.

Estes últimos anos de história iniciam com a criação de nossa diocese, no dia 27 de maio de 1998, desmembrando da Diocese de Tubarão e tendo como bispo, Dom Paulo de Conto, que veio de Cáceres, do Mato Grosso. Em 2008, com 30 paróquias em 25 municípios, a Diocese de Criciúma realiza o seu jubileu de dez anos no dia 15 de agosto, data de sua instalação.

Ainda em 1998, outra conquista de Cocal do Sul, foi a criação de um projeto para se implantar o Seminário Propedêutico na cidade. Em 1999 o espaço já estava pronto e recebia seus primeiros seminaristas com a orientação do padre Ludgero Buss. Em 2007 o seminário foi transferido para Caravággio, em Nova Veneza.
O ano de 2000 foi marcado por muitas comemorações. Em junho, o povo de nossa paróquia recebeu a visita de um réplica da cruz da primeira missa rezada no Brasil e de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração aos 500 anos de descobrimento de nosso país. Já em dezembro as pessoas se reuniram para comemorar o jubileu de Cristo com os dizeres “Abri as portas ao redentor”, em comemoração aos dois mil anos do nascimento do menino Jesus.

Este período foi marcado por muitas reflexões, como o 1º Fórum Sobre Drogas, que seguia o tema da Campanha da Fraternidade de 2001 - Vida Sim! Drogas Não! Junto aos inúmeros debates sobre a dívida social de nosso país e o não pagamento da divida externa, temas do Grito dos Excluídos de 1999 e 2000.
Até então, o pároco de nossa paróquia continuava sendo Onécimo Alberton, entretanto, no ano de 2002 foi indicado para exercer o cargo de formador no Seminário de Teologia, em Florianópolis, onde continua atuando. Para o seu lugar foi nomeado o Pe. Marcos Rech. O Pe. Marcos ficou na paróquia até 2005, período em que contou com o auxílio de outros dois colegas em momentos distintos, sendo o Pe. Antônio Liandro e o Pe. José Lino. Com sua saída, assume Pe. José Aires, nosso atual pároco.



O Pe. Aires chega em um momento importante para todas as comunidades de nossa paróquia, pois em 2005 iniciava as SMP's, um projeto diocesano com o intuito de fortalecer as comunidades e o serviço missionário, promovendo a dignidade das pessoas e a participação na construção de uma sociedade solidária. As SMP's é uma recordação viva em nossa paróquia.

Nestes últimos três anos outra conquista foi a reforma da igreja Matriz, com a pintura externa em 2006 e a troca da cobertura em 2007. Além da criação da Pastoral do Dízimo no último ano, onde resalta a importância de ofertar o dízimo.Pe. Aires encerrou suas atividades como Pároco no dia 9/01/2011,quando assumiu outra Paróquia atendendo ao pedido de Dom Jacinto,nosso Bispo.

Atualmente Nosso Pároco é Pe.Eloir Rogério do Nascimento Borges.