"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Rute: O Amor de Deus é para todos - Lição 23

O livro de Rute é uma história que recorda, de forma emocionante e lírica, o amor à pátria e aos próprios familiares. Entretanto, lendo com mais atenção, vamos descobrir nesse livro um profundo ensinamento religioso e social. Ele é escrito numa determinada época do povo de Deus, quando os israelitas voltam do Exílio da Babilônia e se estabelecem de novo em Judá, no século V a.e.c. Rute aborda dois temas importantes: A inclusão social e religiosa dos estrangeiros na comunidade judaica e a exigência do cumprimento do direito dos pobres.

Rute é uma mulher estrangeira Moabita e os judeus desprezavam o povo de Moab, considerando-os bastardos (Gn 19, 30-38). O texto apresenta uma moabita como bisavó de Davi (Rt 4,13-17) e a mensagem de que se um grande rei era descendente dos moabitas, não haveria razão para desprezar este povo, ou qualquer outro povo estrangeiro. YHWH é um Deus universal e não exclusivo de Israel. Outro tema de destaque em Rute é o resgate de leis que protegiam os pobres e que as autoridades sacerdotais deixavam no esquecimento, tais como: leis do respigar, do resgate e do levirato.

É um tempo em que se tem que recomeçar tudo, pois as antigas tradições foram esquecidas. É preciso fazer uma séria reforma política, economia, social, cultural e religiosa, para que o povo de Deus não perca a sua identidade e não desapareça do mapa. Contudo, não é uma história que ensina somente o povo de Deus daquele tempo, mas é mensagem para nós, povo de Deus hoje.

O autor do livro de Rute coloca os princípios que devem orientar a reorganização de uma comunidade que sofreu grandes abalos. Ensina que o Deus de Israel, o nosso Deus, não aceita leis que, em nome da ordem, obriguem as pessoas a renunciarem a seus direitos básicos, ou que restringem a salvação a um grupo fechado e elitista. 

O livro é uma história emocionante, que fala do amor de Deus, que quer gente de todas as nações formando a sua família, o seu povo. É também uma grave advertência tanto para aqueles que fazem as leis, como para aqueles que obedecem à letra das leis, mas não ao espírito das mesmas: estas devem ser, antes de tudo, um serviço aos pobres e uma defesa do direito de todos terem seu pedacinho de chão. No Segundo Testamento, a estrangeira Rute, protagonista deste livro, é apresentada como uma antepassada de Jesus (Mt 1,5).

Queridos Catequistas, amigos do Blog e todos aqueles que nos acompanham em nosso curso, temos a missão de chegar ao final, de receber a coroa da vitória. Por isso, não desanimem, lutem, estudem, rezem a Palavra de Deus.



Para refletir:

a) Quando foi escrito o livro de Rute?

b) O interesse do livro de Rute está em narrar uma história de família?

c) Qual a mensagem deste livro?

d) Ler e comentar Rt 1.



Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.


Nenhum comentário: