"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Primeiro Livro de Samuel: A função da autoridade Lição 24

O nome Samuel significa “aquele que foi chamado pelo Senhor”, nosso Samuel bíblico é filho de Elcana e Ana. Pai de Joel e Abias. Foi apresentado a Eli em comprimento à promessa de sua mãe de que se Deus lhe desse um filho ela o dedicaria ao serviço do Senhor. Samuel nasceu e na sua vida serviu a Eli e ao Senhor fielmente. São dois livros que contam a saga de Samuel. Particularmente o primeiro, no seu começo é de grande demonstração de fé e confiança no Senhor, da parte de Ana, que diante do Senhor derrama a sua vida e as suas lágrimas.

O primeiro livro de Samuel narra acontecimentos que se situam entre 1040 a 1010 a.e.c. Temos aí uma análise crítica do aparecimento da realeza em Israel, análise que pode nos ajudar a avaliar nossos sistemas e pessoas políticas de hoje, se bem que qualquer autoridade pode ser incluída nessa avaliação. 

Há duas versões do surgimento da autoridade política central em Israel: a primeira é contrária e hostil à monarquia (I Sm 8,10,17-27), representando a visão mais democrática das tribos do Norte, que viviam em terras produtivas. A segunda versão é favorável à monarquia (I Sm 9,1-10,16;11) e representa a visão da tribo de Judá, que vivia em terras menos produtivas. Unindo as duas versões, vemos que a autoridade é, ao mesmo tempo, um mal necessário (ela pode se absolutizar, explorar e oprimir o povo) e um dom de Deus (uma instituição mediadora, que deve representar, isto é, tornar presente o próprio Deus, único rei que salva e governa o seu povo).

No seu primeiro livro, Samuel, portanto, mostra uma teologia crítica da autoridade política. Mostra que Deus é o único rei sobre o seu povo. Para ser legítimo, o rei humano (e seus equivalentes no governo) devem ser representantes de Deus, isto é, servir a Deus através do serviço ao povo e a favor da vida. Para clarear mais, para que isso aconteça são necessárias duas coisas: primeiro, reunir e liderar o povo, ajudando-o a proteger-se e a libertar-se dos seus inimigos (I Sm 9,16); segundo, organizar o povo e promover a vida social conforme a justiça e o direito (Sl 72; Dt 17,14-20; Pr 16,12). Portanto, qualquer autoridade que não obedece a Deus e não serve ao povo é ilegítima e má, pois ocupa o lugar de Deus para explorar e oprimir o povo.

Para reflexão:

a) Qual a importância do Primeiro livro de Samuel?

b) Quais as versões sobre o surgimento da autoridade?

c) Qual a função da autoridade política?

d) Ler e comentar I Sm 8.

Queridos amigos e amigas do Blog, Catequistas, os livros de Samuel são grandes riquezas no que se refere a relação do homem com Deus. Não deve ser só lido, mas também rezado, meditado e refletido. Sigamos em frente! O Senhor é conosco e olha por nós!

Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.



Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Nenhum comentário: