"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Josué: Dom e conquista da terra - Lição 21

Começando a entrar nos livros históricos da Bíblia, temos no primeiro encontro o livro de Josué, o sexto livro bíblico. Josué é filho de Num. Líder da tribo de Efraim. Moisés mudou o nome de Oseias para Josué (que significa “o Senhor é Salvação”). Josué é um estimulador do povo para confiar em Deus, e assim, entrar na Terra Prometida. Josué é o homem de confiança de Moisés.

O livro foi escrito durante o exílio na Babilônia (586-538 a.e.c.[1]), e relata os fatos situados entre 1230 e 1200 a.e.c.: a conquista e a partilha de Canaã, a Terra Prometida, pelas tribos de Israel. À primeira vista, o livro apresenta a tomada global da Terra, feita por uma geração. Isso se deve a idealização do autor. Na verdade, a conquista foi um processo longo e lento, ora pacífico, ora violento, que só terminou dois séculos mais tarde, com o rei Davi.

Josué não é uma crônica, mas uma interpretação dos fatos para mostrar o significado da entrada em Canaã. O personagem principal é a Terra Prometida: Deus realizou a promessa feita aos patriarcas e renovada aos seus descendentes. O povo foi libertado da escravidão do Egito para ser livre e próspero na Terra que Deus ia dar (Ex 3,7-8). Portanto, por trás das longas e minuciosas listas de lugares devemos ver a alegria e a gratidão pelo dom de Deus.

Neste livro há um pormenor que chama a atenção: as tribos tiveram que “conquistar” a Terra que Deus lhes dera. Deus concede o dom, mas não viola a liberdade e nem prescinde do esforço do homem. Pelo contrário, Deus exige que o homem busque com todas as forças e conquiste o dom que ele concede. A Terra (=vida) é o fruto da promessa e do dom de Deus e, ao mesmo tempo, da aspiração e da conquista do homem. Melhor dizendo, Deus promete por dentro das aspirações do homem, e realiza seu dom por dentro das conquistas do homem. A graça de Deus é isso: fruto do dom de Deus e da conquista do homem. Josué é uma grande lição sobre a graça! 

Queridos Amigos, Catequistas, Simpatizantes do Blog e do nosso curso panorâmico, como nos ensina o livro de Josué, Deus nos dá a graça, o dom, mas isso só não basta! Temos que nos esforçar! Por isso, vamos procurar ir na fonte bíblica, ler os livros também. Lembrem-se: nosso curso é apenas panorâmico! Para se tornar um trabalho mais profundo temos que acompanhar também refletindo, meditando e rezando os livros.

Para refletir:

a) Qual o tema central e o personagem principal do livro?

b) O que o livro nos ensina sobre a graça?

c) Ler e comentar Js 1,1-9, seguindo o método da Leitura Orante.

Encontramo-nos na Eucaristia e na oração!

Org. sem. Alex Sandro Serafim





[1] a.e.c.: significa “antes da era cristã”.

Nenhum comentário: