"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

quinta-feira, 17 de julho de 2014

A Bíblia é a nossa história - Lição 20

A Palavra de Deus nunca foi, não é, e nunca será teoria. Ela é vida, e teve o seu ápice quando a Palavra do Pai encarnou-se. Jesus é a grande manifestação da Palavra do Pai no meio de nós. E quando aplicamos a Palavra de Deus em nossa vida ela realmente tem a capacidade de modificar a nossa vida, ser real.
A história é a dimensão de tempo em que se realiza nossa vida. Todos nós temos uma história pessoal, faz parte de uma das dimensões do homem e, ao mesmo tempo, fazemos parte de uma história maior: a história do nosso povo e também a história da humanidade. A Bíblia também é uma história. Contudo, que relação existe entre a história que a Bíblia conta e a nossa história hoje? Se olharmos profundamente, descobriremos que a Bíblia é a nossa história, a história da nossa vida. E isso por dois motivos:

1). A Bíblia é a história do nosso passado: Desde que fomos batizados em nome da Trindade, tornamo-nos participantes da Aliança que Deus fez com os homens e começamos a fazer parte do povo de Deus. A Bíblia conta a história dessa Aliança: primeiro a Aliança Antiga, realizada com o povo de Israel (Primeiro Testamento); depois a Aliança Nova e definitiva, realizada com todos os homens através de Jesus Cristo (Segundo Testamento). Entretanto para essa aliança, todos e cada um de nós herdamos a Bíblia como nossa história, a história do nosso passado como família de Deus, irmãos de Jesus Cristo e descendentes do povo do Segundo Testamento. Isso não é tudo, porém.

2). A Bíblia é também a história do nosso presente: Nela temos uma análise tão profunda da vida, que também a nossa história pessoal, a história do nosso povo e a da humanidade de hoje podem ser analisadas pelos modelos que nela encontramos a cada passo. A Bíblia, na verdade, é um grande espelho que reflete nossos problemas, perguntas, dúvidas, lutas, buscas e esperanças, que são as mesmas de sempre. Desse modo a Bíblia nos ajuda a descobrir a presença de Deus em nossa história e a ouvir os apelos que ele nos dirige para vivermos como povo de Deus.

Podemos ir além! A Bíblia ainda continua a ser escrita na vida do povo, e pode fazer parte do nosso futuro. Quando vivemos a Palavra de Deus, ela continua e faz parte de nossa história. Queridos Catequistas, vamos dar continuação ao Evangelho, e só conseguiremos isso anunciando, vivendo e testemunhando a Boa Nova do Pai que se encarnou e está no meio de nós que é o nosso Senhor Jesus Cristo.

Para reflexão:

a) Existe alguma relação entre a Bíblia e a nossa história?
b) Por que a Bíblia é a história do nosso passado?
c) Por que a Bíblia é a história do nosso presente?

Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.

Org. sem. Alex Sandro Serafim


Nenhum comentário: