"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O que são os livros Históricos? - Lição 19


Em nosso estudo panorâmico das Sagradas Escrituras passamos pelos livros do Pentateuco. Vamos caminhando, e agora, chegamos nos livrosHistóricos, por isso, é bom antes de fazermos essa viagem, termos uma certa introdução. Não podemos deixar de orientar, e sempre o faço, que temos que estudar, mas também irmos as fontes, ou seja, ler os livros. É bom fazermos nossa leitura sempre usando o método da Leccio Divina, que é o método da Igreja monástica, recuperado e adaptado para os nossos tempos.

Os livros Históricos ocupam a maior parte do Primeiro Testamento. Neles encontramos a história do povo de Deus, desde a entrada na terra prometida até quase a época da Jesus Cristo. É interessante notar que nesses livros não encontramos apenas uma crônica dos fatos, mas uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé. É uma história vista por dentro, mostrando as relações entre Deus e os homens, através dos acontecimentos. Podemos dividir esse conjunto em três grupos: 

1). Josué, Juízes, I e II Samuel, I e II Reis: esses livros mostram que a história de Israel depende da atitude que o povo toma na Aliança dom de Deus. Se o povo é fiel à Aliança, Deus lhe concede a benção, que se traduz no dom da terra e na prosperidade. Se o povo é infiel, atrai para si mesmo a maldição, que se concretiza como fracasso e perda da terra.

2). I e II Crônicas, Esdras, Neemias, I e II Macabeus: esses livros procuram as normas básicas para a sobrevivência e a organização do povo de Deus depois do exílio na Babilônia (Esdras e Neemias). Para fundamentar essas normas, eles repensam a própria história do povo, desde o seu início (I e II Crônicas). Os livros dos Macabeus mostram a resistência heroica de um grupo diante da dominação estrangeira que procura destruir a cultura e a religião do povo de Israel.

3). Rute, Tobias, Judite, Ester: mais do que história propriamente dita, esses livros se apresentam como modelos da vivência da fé diante de situações difíceis, seja de vida pessoal (Rute, Tobias), como nacional, ou seja de um povo (Judite e Ester).

Ainda teremos mais um encontro, onde faremos uma relação da história do povo de Israel com a nossa história. Penso que foi bom! Temos aqui uma panorâmica dos livros. Antes de começarmos é interessante ir na nossa Bíblia e dar uma folheada, dar olhada, se possível ir lendo as introduções para fazer uma boa preparação. 

Continuem firmes Catequistas! Muitas vezes dá uma vontade de largar tudo, mas peça ao Espírito Santo força, coragem e muita fé para ir além. Abração a todos!

Para reflexão:

a) Quantos são os livros Históricos?

b) Estes livros somente narram os fatos?

c) Ler e comentar I Rs 21.


Encontramo-nos na Eucaristia e na oração!
Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Nenhum comentário: