"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2014

Deuteronômio: Aliança para a vida


A palavra grega deuteronômio significa segunda Lei. Trata-se de uma reapresentação a adaptação da Lei em vista da vida de Israel na Terra Prometida. Esse livro nasceu muito tempo depois da situação histórica que nele encontramos (discurso de Moisés antes da entrada na Terra), e teve um longo período de formação. Para o autor, porém, o povo de Deus está sempre na posição de quem deve se converter a Deus e viver em aliança com ele, para ter a vida (Terra = Vida).

A ideia central de todo o livro é que Israel viverá feliz e próspero na Terra se for fiel à Aliança com Deus; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a Terra. O livro, porém, não se contenta com ideias gerais. Após relembrar o Decálogo (5, 1-22), ele mostra que o comportamento fundamental do homem para com Deus é o amor com todo o seu ser (6,4-9). A seguir apresenta uma longa catequese, explicando o que significa viver esse amor em todas as circunstâncias da vida pessoal, social, política e religiosa.

Essa catequese é apresentada sobretudo através das leis do Deuteronômio nos capítulos de 12 à 26, onde se procura ensinar ao homem como viver em sua relação com Deus, com as autoridades, com o outro homem, e até mesmo com os seres da natureza.

Mais do que nos determos nessa ou naquela parte do livro, encafifados talvez com uma ou outra lei, o importante é perceber o que o conjunto do livro procura transmitir: um projeto de sociedade nova, baseado na fraternidade entre os homens e na partilha de tudo o que Deus concedeu a todos. Notar sobretudo que Deus é chamado de Pai (1,31), e os membros do povo são chamados irmãos entre si. A vocação do povo de Deus é a fraternidade e a partilha.

Meus queridos Catequistas, este curso tem que ser acompanhado com a leitura da Sagrada Escritura, isso irá ajudar muito na compreensão, aprendizado e reflexão do nosso curso panorâmico. Me perdoem o espaço desde a última lição, mas vamos em frente e chegar ao fim com louvor e alegria.

Memorização e reflexão:

_O que significa a palavra “deuteronômio”?

_Qual a ideia central do livro?

_Compare Dt 5,1-22 com Ex 20, 1-17. Existem diferenças?

_ Ler e comentar Dt 6,4-9.

Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.


Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Nenhum comentário: