"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

terça-feira, 17 de junho de 2014

A Família e seu Compromisso Catequético


“A educação para a fé por parte dos pais deve começar desde a mais tenra infância. Ocorre já quando os membros da família se ajudam a crescer na fé pelo testemunho de uma vida cristã de acordo com o Evangelho”(Catecismo da Igreja Católica, nº 2226).


A Catequese familiar que acontece na nossa primeira Igreja, ou seja na Igreja doméstica (Família), é de extrema importância na educação cristã dos filhos. Não pode ser esquecida ou deixada de lado. Por isso, nosso Plano Diocesano, faz uma menção relevante, chamando a atenção para essa realidade em nossas comunidades catequéticas.

No número 198, fala que “mesmo diante dos constantes desafios, a família é chamada a dar os primeiros passos na educação dos filhos. A própria família deve tornar-se um itinerário de educação da fé e uma escola de vida cristã (DNC, n. 238), despertando para o amor a Deus e a participação na vida da Igreja”.

O ensinamento da Igreja, na Encíclica Centesimus Annus, do Papa João Paulo II, nos interpela que “os pais têm a missão de ensinar os filhos a orar e a descobrir sua vocação de filhos de Deus”. Nosso Plano, no número 199, fala que “A missão principal dos familiares e da comunidade eclesial é criar um ambiente propício e dar apoio para que crianças adolescentes e jovens, caminhem para a maturidade da fé (CR, n. 131) ”.

Finalizando a questão, entramos no número 200, e aí o eixo organizacional nos remete aos cuidados com a recepção dos sacramentos. Mas, vamos ao texto: “Durante a preparação para a recepção dos sacramentos, motive-se o catequizando para o compromisso com a Igreja e a sociedade, despertando o mesmo para a experiência de fé, através da vida em comunidade, da solidariedade e o cuidado com o meio ambiente”. Os Catequistas procurem também integrar o catequizando e sua família na vida da comunidade, muitas vezes, nós como pastores e pastoras, temos que ir buscar nossas ovelhinhas perdidas ou desviadas.

A Família é a célula mestra de nossa sociedade. Os pais jamais podem se omitir diante da responsabilidade na educação cristã da prole. Nós Catequistas devemos trabalhar para inserir e catequisar as famílias na vivência do Evangelho. Continuemos fortes na evangelização!!!

Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.
Sem. Alex Sandro Serafim.


Nenhum comentário: