"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

quinta-feira, 6 de março de 2014

Mensagem do Bispo Dom Jacinto Inacio Flach para a Quaresma

Estimados Irmãos e Irmãs,

Em mais um ano temos a alegria de celebrar a Quaresma e, dentro dela, nossa preparação para a santa Páscoa. O tema que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos convida a refletir este ano é Fraternidade e Tráfico Humano. Uma realidade da qual pouco se fala, sofrida em toda parte do mundo, não só no Brasil. O ser humano, feito à imagem e semelhança de Deus, irmão e irmã em Cristo, se tornou objeto de lucro, de exploração e de sofrimento. Sobre essa triste realidade, somos convidados a refletir, profundamente, nesta Quaresma.

Onde o ser humano não é livre em Cristo, há escravidão. Cristo nos libertou para sermos filhos e filhas livres e não para sermos explorados ou objeto de lucro ou de prazer. Portanto, nesta Quaresma, temos esse grande desafio. Em nossa Diocese, como em todo o Regional Sul 4, nosso desafio está na presença de nossos irmãos haitianos e de outros países que migram, em centenas e milhares, e que precisam ser acolhidos assim como nossos antecessores foram acolhidos neste país e tantos brasileiros que partiram para o exterior para ganhar seu pão e melhorar de vida. É a nossa vez, quando temos a graça de estar em situação melhor, de acolher nossos irmãos para que não se sintam excluídos ou sofram preconceito, algo triste que não combina em nada com nossa fé no seguimento a Jesus.

Diante de tudo isso, precisamos da graça de Deus. Por isso, Quaresma é tempo de preparação para a Páscoa, que deve ser vivido com penitência e também com muita oração, jejum e amor ao próximo. Esse amor ao próximo acontece quando nós sabemos acolher, não só a nós, povo da Diocese, mas aos outros que também virão até nós, sendo fraternos com eles.

A verdadeira Quaresma se prepara com penitência, oração, jejum e acolhimento ao ser humano, esse, sobretudo, é o grande desafio. E participando dos Grupos de Famílias, das celebrações em nossas comunidades e através dos sacramentos, em especial, a confissão sacramental. Se fizermos isso, certamente estaremos fazendo aquilo que Cristo espera de nós: celebrarmos a grande festa da libertação, da salvação, que é a Páscoa para nós, cristãos.

Que estejamos com o coração aberto, nesta Quarta-Feira de Cinzas, ao ouvir a palavra: “Converte-te e crede no Evangelho!”. Todos nós temos necessidade de nos converter, cada vez mais, como filhos e filhas de Deus e irmãos em Cristo.

Este é o grande momento da humanidade, sempre convidada, na Quaresma, a refletir e rezar sobre tantas realidades.

Às pessoas que fazem jejum e penitência, deixando de consumir, beber ou comprar alguma coisa, para também não se tornar objeto de consumo, revertam esse valor poupado em obras de caridade. Que as pessoas não só deixem de consumir, mas possam ajudar ao próximo.

Que Deus nos ajude nesse grande momento de nossa vida!

Dom Jacinto Inacio FlachBispo da Diocese de Criciúma


Fonte:www.diocesecriciuma.com.br

Nenhum comentário: