"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sábado, 3 de agosto de 2013

Curso Panorâmico da Sagrada Escritura - Lição 5

Como achar uma passagem bíblica?
Lição: 05

Os livros da Bíblia são divididos em capítulos, e os capítulos são divididos em versículos. Os capítulos são indicados com números grandes; e os versículos com números pequenos. Mas, não foi sempre assim. Os autores sagrados não se preocupavam ou não conheciam essa técnica que hoje facilita o manuseio das Escrituras. Somente no século XIII, com Stephen Laghton, bispo de Canterbury, na Inglaterra, que a Bíblia foi dividida em capítulos. Porém, em versículos, a coisa demorou um pouco mais, somente no século XV, com um dominicano chamado Santos Pagnanino, que ela começou a ser dividida em versículos, e o trabalho foi finalizado somente com Roberto Stefano.
No começo das Bíblias encontramos sempre uma lista das abreviaturas dos livros. Para citar uma passagem, coloca-se a abreviatura do livro, seguida por números que indicam o capítulo e o versículo que se deve ler. Agora, vamos aprender a ler e procurar estas citações. Vejamos alguns exemplos:

vírgula separa o capítulo do versículo. Ex: Jo 1,14 = Evangelho de João, capítulo primeiro, versículo quatorze;

  traço pode indicar uma sequencia de versículos ou uma sequencia de capítulos. Ex: Dt 15,1-8 = livro do Deuteronômio, capítulo quinze, do versículo um até o oito. Outro exemplo é Gn 1-11 = livro do Gênesis, do capítulo um até oonze. Também, com Mt 5,3-7,5 = Evangelho de Mateus, do capítulo cinco, versículo três, até o capítulo sete, versículo cinco;


ponto separa versículos saltados. Ex: Jr 31,31.33 = livro de Jeremias, capítulo trinta e um, versículos trinta e um e trinta e três (pula o versículo trinta e dois);

 ponto-e-vírgula separa tanto capítulo de capítulo, como livro de livro. Ex: Mt 5,3;8,2 = Evangelho de Mateus, capítulo cinco, versículo três e, depoisMateus, capítulo oito, versículo dois. Ou Mt 5,3; Lc 2,4 = Evangelho deMateus, capítulo cinco, versículo três e, depois, Evangelho de Lucas, capítulodois, versículo quatro;

Um esse (s) indica o versículo imediatamente seguinte ao número que o procede: portanto, o total de dois versículos. Ex: Tb 5,1s = livro de Tobias, capítulo cinco, versículos um e dois;

 Dois esses (ss) designam os dois versículos imediatamente seguintes: portanto, o total de três versículos. Para mais de três, usa-se o hífen (-), como no exemplo anterior, mas pode ser usado mesmo nos dois casos anteriores (s, ss). Ex: Tb 5,1ss = livro de Tobias, capítulo cinco, versículos um, dois e três;

Quando não se indica o versículo, é sinal de que se trata do capítulo inteiro ou quase inteiro, nesse caso não se usa vírgulas ou sinais. Ex: Nm 5 = livro deNúmeros, capítulo cinco;

Citações extensas, que ultrapassam o capítulo, adotam o traço maior, isto é, o travessão (). Ex: Isaías 5,810,4 = livro do profeta Isaías, capítulo cinco, versículo oito até o capítulo dez, versículo quatro.

Como estamos vendo, a Bíblia não é só colocar debaixo do braço e sair por ai falando besteira. É importante saber manuseá-la, porque nisto somos muito fracos. Temos que estudá-la, conhecê-la e ter uma hermenêutica e exegese equilibradas. Também, temos que ter uma espiritualidade encarnada, porque de blá-blá o mundo está cheio.
Irmãos e irmãs do Blog, nosso curso é árduo, o caminho é longo, mas com certeza ganharemos muito com nossa fidelidade e perseverança. Que o Espírito Santo sempre vos inspire palavras de amor, consolo e de elevação do próximo, o resto é palavra do Diabo.
Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.

Org. sem. Alex Sandro Serafim

Nenhum comentário: