"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Curso Panorâmico da Sagrada Escritura-

Tema: A Aliança é o centro da Bíblia


Lição 02


Continuando nosso curso, hoje veremos qual é a linha mestra que conduz a caminhada bíblica, ou seja, a grande seiva que alimenta a vida do povo de Deus na sua história de fé. É bom lembrarmos que tanto o Primeiro Testamento, quanto o Segundo Testamento estão sustentados sobre quatro alicerces. Dois no Primeiro Testamento que são o Êxodo e o Exílio da Babilônia. E no Segundo Testamento, os dois alicerces são o evento Pascal de Jesus e o Pentecostes.

Mas, vamos a nosso tema central que é a aliança. Não é fácil orientar-se numa floresta quando não se tem caminhos nem trilhas. A Bíblia é como uma floresta e, se não conhecermos o caminho, facilmente poderemos nos perder dentro dela. Talvez nos contentemos em ler e meditar esta ou aquela página, mas podemos ficar sem uma visão geral da sua unidade e riqueza.

O centro e o fio condutor de toda a Bíblia é a aliança. O que significa essa aliança? É um compromisso entre pessoas. Os noivos e casais usam alianças para mostrar que se escolheram e se comprometem um com o outro. Para eles a aliança simboliza e exprime uma relação de amor e fidelidade que dura para sempre. Amor fecundo, feito de entrega e acolhimento, que geram vida nova; e fidelidade mútua, que mantém a união no dom e no respeito, nos direitos e nos deveres.

Quando lemos a Bíblia, devemos estar atentos para perceber como ela vai contando a história da aliança entre Deus e os homens. É como a aliança dos noivos e casais. Nasce da escolha livre de Deus e da resposta livre do homem. Manifesta-se como relação de compromisso, isto é, de relação em que um e outro se empenham. Exprime-se através do amor, que gera vida nova em todos os sentidos; e através da fidelidade, que produz uma relação de liberdade e libertação.

Deus é fiel e mantém seu compromisso amoroso para sempre. Mas a história da aliança também é dramática, pois o homem, na sua liberdade, pode dizer sim ou não à proposta de Deus; pode ser fiel ou infiel ao compromisso da aliança; pode gerar para si mesmo a vida ou a morte, a liberdade ou a escravidão.
Nós também somos parceiros dessa aliança com Deus. A leitura da Bíblia é o meio para descobrirmos se somos parceiros fieis ou infiéis


Para refletir e aprofundar nosso estudo:


a)    Qual o centro e o fio condutor da Bíblia?
b)   O que é a aliança?
      c)    Como Deus e o homem vivem a aliança?
      d)   Ler e comentar Dt 30,15-20.

Queria agradecer a todos os blogueiros, principalmente, os Catequistas e Catequisandos que acompanham o nosso curso. Espero que o nosso curso panorâmico da Sagrada Escritura esteja sendo um instrumento de crescimento espiritual, bíblico e humano.

Encontramo-nos da Eucaristia e na oração.
Org. sem. Alex Sandro Serafim

Nenhum comentário: