"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

terça-feira, 9 de julho de 2013

Curso panorâmico da Sagrada Escritura: O que é a Bíblia?

Lição 01

A Palavra de Deus é o fio condutor da Catequese Cristã. Por isso, pensando em nossos Catequistas, nosso Blog vai oferecer um curso rápido sobre a Sagrada Escritura. O curso vai ser fundamentado em dois biblistas renomados: Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. Vai ser um curso de linguagem fácil, mas substancial. No final de cada lição vai ter exercícios para ajudar o conteúdo a entrar no coração, e do coração para a vida. A Palavra só gera vida se for exercitada e colocada em prática. Também, nossos Catequistas, com os textos, podem criar uma apostila, e trabalharem o conteúdo nos encontros de Catequese ou em estudos em grupo entre os próprios Catequistas. Então vamos à obra! Vamos para nossa primeira lição.

O que é a Bíblia? Bíblia é uma palavra grega que significa livros. Ela não é um livro, mas uma coleção de livros, uma verdadeira biblioteca. Aí encontramos a história de pessoas que tiveram um encontro com Deus e com sua ação. Encontro realizado através da vida e da história. A Bíblia tem, portanto, dois pontos fundamentais: mostra quem é Deus e mostra quem são os homens.

Mostra quem é Deus. Não o que Deus é em si mesmo. Isso é mistério. Ela mostra o que Deus é para os homens, e o projeto que Deus realiza na vida e na história: que todos tenham vida e liberdade. Mas Deus não impõem nada. Ele propõe. Se o homem aceita, Deus se prontifica a caminhar com ele, a fim de conquistar a vida e a liberdade.
Mostra também quem são os homens. A Bíblia é realista e não se preocupa em ser edificante. Aí encontramos o que o homem tem de bom e o que tem de perverso: os tropeços, o egoísmo, a teimosia, e também as angústias, as buscas e a boa vontade. De modo particular, a Bíblia mostra o encontro dos homens com Deus e as consequências: uns se convertem, aceitando o projeto de Deus e caminhando em busca da vida e da liberdade. Outros se fecham em torno do próprio egoísmo, rejeitando qualquer tipo de vida que não esteja voltado para seus próprios interesses.

Na Bíblia está o drama da vida do homem, tanto o de ontem como o de hoje. É como se fosse um grande espelho, onde podemos ver e reconhecer nossa face, as situações que vivemos, as estruturas que nos envolvem, os acontecimentos que nos libertam ou nos aprisionam. A Bíblia é, portanto, a nossa história. Mostra o que podemos encontrar, se aprendemos a ler, na vida e nos acontecimentos, o sim ou o não com que o homem pode responder a Deus ao seu projeto.
Aprofundando:
a)    O que significa a palavra Bíblia?
b)   Como a Bíblia mostra Deus?
c)    Como a Bíblia mostra os homens?
d)   Ler e comentar o Sl1.

Legal! Nossa primeira lição está lançada! A cada quinze dias, vamos ter nossas lições disponíveis no Blog. Cabe a nós agora perseverarmos no estudo. E nunca esqueçamos: A Palavra é o nosso alimento diário.

Encontramo-nos na Palavra e na Eucaristia.
Organizador: Seminarista Alex Sandro Serafim.



Nenhum comentário: