"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

domingo, 30 de junho de 2013

A Catequese e seu funcionamento

                           
Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles”(Mt 18,20).







Que bom! O nosso Blog preocupado com o futuro da Catequese na Diocese de Criciúma está trazendo mensalmente as riquezas do nosso Plano de Pastoral. Com isso, nós Catequistas, vamos nos dando conta da realidade e do caminho que temos para percorrer em comunhão com todo o povo de nossa diocese. Vamos nesse texto tratar da Catequese e seu funcionamento:

Número 189: Espelhando-se na prática pedagógica de Jesus Cristo e seus apóstolos, a Catequese aconteça em pequenos grupos e em suas comunidades, favorecendo o clima de amizade e ajuda mútua no estudo, celebração e participação comunitária.
Número 190: Todas as comunidades devem organizar espaços de formação e de conhecimento da Palavra de Deus, que auxiliam no encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, reconhecendo a vida em comunidade e nela os Grupos de Família como lugar privilegiado para esta ação.

Número 191: A Catequese, em vista da preparação e recepção dos sacramentos da Penitência, Eucaristia e da Crisma, organizar-se-á em quatro etapas: Eucaristia I; Eucaristia II; Crisma I; Crisma II. Nessas etapas, incentivem-se, além dos encontros já previstos, outras organizações de cultivo e crescimento da fé.

Fazendo um pequeno comentário queria ressaltar alguns pontos: sobre o número 189, o ideal é que a turminha de Catequese tenha no máximo 12 pessoas, de outra forma, é melhor fazer duas turminhas de oito, do que uma de 16, por exemplo. Não vale o pretexto de colocar duas Catequistas porque a turminha é grande.

Sobre o número 190, seria superinteressante fazer um grupo bíblico catequético, ou seja, uma vez por mês, fazer um encontro na casa de um catequizando, no estilo da Leitura orante da Palavra. Também é salutar, pelo menos em nos tempos litúrgicos fortes da Igreja (Advento e Quaresma), participar pelo menos uma vez dos Grupos Bíblicos de Família.

Agora, tratando do número 191, é importante fomentar a visita da Pastoral Vocacional, dos Grupos de Jovens, da Infância e Juventude Missionária, de pessoas que tem uma história bonita de fé na comunidade, dos Coroinhas, nos encontros de Catequese.
Valeu meus amigos! Que Deus ilumine vocês e lhes deem forças para superar todas as dificuldades. Um grande abraço a todos.

Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.
Sem. Alex Sandro Serafim.

Nenhum comentário: