"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sábado, 20 de julho de 2013

Bíblia: Por onde começar???

Lição 04

A casa espiritual para não ruir tem que ser fundamentada de forma sólida, por isso, começamos nosso curso de forma responsável e aos poucos, cuidando de todos os detalhes. Nesta lição trataremos do começo do estudo bíblico. É muito relativo determinar por onde se deve começar a leitura da Bíblia. Depende muito da realidade e da experiência de cada comunidade ou de cada pessoa. Entretanto, nos arriscamos a dar uma sugestão.
A Bíblia, biblioteca do povo de Deus, converge para um centro que ilumina o passado e o futuro: mistério pascal de Jesus (sua encarnação, atividade, paixão, morte e ressurreição). É a partir desse centro, experienciado e refletido pelas comunidades cristãs que encontramos a ligação, o cimento que une toda a biblioteca. É em Jesus Cristo que a história do povo do Primeiro Testamento vai adquirir seu significado pleno dentro do projeto de Deus e será modelo para todas as comunidades que formam o novo povo de Deus em todos os tempos e lugares.
Portanto, para quem inicia a longa tarefa de percorrer a Bíblia, para nela desvendar a vontade de Deus, o fará com mais segurança e luz se começar a lê-la e estudá-la a partir de um primeiro contato com o seu personagem central: Jesus.
O livro que mais se presta para esse primeiro contato com Jesus é o Evangelho de Marcos, escrito por João Marcos, companheiro de Pedro em suas missões. E por várias razões: conforme estudos mais recentesfoi o primeiro Evangelho a ser escrito, por volta do ano 70 dC; é o mais curto e o mais simples dos Evangelhos; Marcos tem como objetivo justamente responder à pergunta: “Quem é Jesus?” Vamos “ruminando” pacientemente o Evangelho de Marcos, e conhecendo o “começo da Boa notícia de Jesus Cristo, o Filho de Deus”(Mc 1,1).

Depois de ter lido, refletido e ter respondido a pergunta: “Quem é Jesus?”, é bom fazer o mesmo com as cartas de São João, para saber que Deus é Amor e nos ama. Depois dessas duas certezas, poderemos então começar do início, do Gênesis. Lendo, meditando e fazendo seu diário espiritual sem pressa, mas ao mesmo tempo sem a preocupação de entender os detalhes, aos poucos conheceremos as experiências de um povo, com suas fidelidades e infidelidades, seus conflitos, suas esperanças. A partir de Jesus, iremos reconhecendo na história do povo da Bíblia o que é projeto de Deus e o que não é. E a nossa vida e história também serão iluminadas pelo caminho desse povo.

Para refletir:
a)    Para ler a Bíblia é importante conhecer a Jesus?
b)   Por que o Evangelho de Marcos se presta mais para um primeiro contato com Jesus?
c)    Ler e comentar Mc 8,27-29.

Queridos Catequistas continuem firmes! O Espírito do Senhor está conosco! Fiquem em paz e que o Senhor nos abençoe.

Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.
Org. sem. Alex Sandro Serafim

Nenhum comentário: