"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Catequese permanente no Plano Diocesano de Pastoral 2012-2016


“Quanto mais Te buscava, mais longe ficava de Ti”
(Beato Charles de Foucauld).

A frase do irmão universal, assim conhecido o beato Charles de Foucauld, expressa bem a importância da Catequese Permanente. Quanto mais buscamos ao Senhor, mais percebemos o quanto estamos longe e precisamos aprender com Ele. Quanto mais perto do Evangelho, mais percebemos o quanto estamos longe dele. A presença, o ensinamento, a catequese e a palavra de Jesus nos faz um confronto. E nesse confronto, somos iluminados, e nos damos conta que devemos sempre caminhar, sempre se capacitar e aprender. Por isso, se fala muito em formação, catequese, estudo permanente. E o nosso Plano de Pastoral reserva um espaço para falar disso, do qual agora vou mostrar a vocês queridas e queridos Catequistas.

“A formação tem ponto de partida, mas não tem ponto de chegada, pois a formação é contínua, a catequese é permanente. As atuais necessidades, urgências e desafios “requerem clara e decidida opção pela formação dos membros de nossas comunidades, a favor da Igreja”(DAp, n. 276). A formação permanente é um elemento constitutivo da vida e missão do discípulo missionário para que possa dar conta da própria esperança diante da realidade que o cerca, comunicando-se avaliando e deixando-se avaliar como instrumento transformador da sociedade. A “missão principal da formação é ajudar os membros da Igreja a se encontrar sempre com Cristo, e assim reconhecer, acolher, interiorizar, e desenvolver a experiência e os valores que constituem a própria identidade e missão cristã no mundo”(DAp, n. 279)”(Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma, n. 108).

“A catequese não pode se limitar a uma formação meramente doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de formação integral”(DAp, n. 299). Além do critério de uma formação permanente, o Documento de Aparecida assinala que a mesma deve ainda acontecer de forma atenta às diversas dimensões: a humana e a comunitária, a espiritual e a intelectual, a pastoral e a missionária, num processo dinâmico e gradual, com ternura e dedicação, pois para “chegar à altura da vida nova de Cristo, identificando-se profundamente com Ele e sua missão, é um caminho longo que requer itinerários diversificados, respeitosos dos processos pessoais e dos ritmos comunitários”(DAp, n. 281)”(Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma, n. 109).

Portanto, meus irmãos e irmãs da Catequese, precisamos cada vez mais nos aprofundar no conhecimento catequético, espiritual, doutrinal, eclesial, pastoral, comunitário, missionário... É de extremo importância a nossa participação em estudos bíblicos, litúrgicos, teologia para leigos, escolas de catequese e outros meios de formação permanente. Participar sempre de coração aberto e espírito de discípulo.
Fiquem em paz, e que a sabedoria, dom do Espírito Santo, esteja sempre com vocês.

Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.
Seminarista Alex Sandro Serafim.


Nenhum comentário: