"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

terça-feira, 25 de junho de 2013

Iniciação Cristã e o Plano Diocesano de Pastoral 2012-2016


"Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes’(Bento XVI) para o bem de sua Igreja, cada filho e filha de Deus que se considera participante da Igreja, não pode ignorar ou não levá-lo em conta nos planejamentos pastorais, movimentos, grupos, enfim, em toda a vida da Igreja”.(Dom Jacinto Inácio Flach)

Há alguns dias foi lançado o novo Plano de Pastoral da Diocese de Criciúma. Este documento é para ser estudado no setor catequético, porque são as nossas diretrizes, planos, normas e ações até 2016. No documento é abordada a dimensão catequética. Penso ser de grande pertinência trazer na íntegra, em nossos artigos, os textos que abordam assuntos referentes por à Catequese, ainda mais, que muitos não terão acesso ao Plano.
Então, vamos começar mostrando o que o Plano de Pastoral fala sobre a Iniciação Cristã, que aborda o tripé da Igreja: Batismo, Confirmação e Eucaristia:

“A iniciação Cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. É uma oportunidade de fortalecer a unidade dos três sacramentos da iniciação: Batismo, Confirmação e Eucaristia e aprofundar o rico sentido entre eles. Refere-se à primeira iniciação no mistério da fé, seja na forma de catecumenato batismal para os não batizados, seja na forma do catecumenato pós-batismal para os batizados não suficientemente catequizados”(Plano Diocesano de Pastoral, n. 105).

“Cada tempo e cada lugar têm um modo característico para apresentar Jesus Cristo e suscitar nos corações o seguimento. “Admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo”. A adesão a Jesus Cristo implica anúncio, apresentação, proclamação (cf. CNBB, DGAE 2011-2015, N. 38)” (Plano Diocesano de Pastoral, n. 106).

“Em outras épocas, a apresentação de Jesus Cristo se dava através de um mundo que se concebia cristão. Família, escola e sociedade ajudavam ase inserir na cultura, apresentando também a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Com as mudanças e realidade não é mais a mesma. Esta é a razão pela qual cresce o incentivo à Iniciação à Vida Cristã, “grande desafio que questiona a fundo a maneira como estamos educando na fé e como estamos alimentando a experiência cristã”. Trata-se de ”desenvolver, em nossas comunidades, um processo de Iniciação à Vida Cristã que conduza a um encontro pessoal com Jesus Cristo”, atitude que deve ser assumida em todo o continente latino-americano (cf. CNBB, DGAE 2011-2015, n. 39-40)” (Plano Diocesano de Pastoral, n. 107).

Entendo, que aos poucos, vamos trazer ao conhecimento da comunidade catequética todo o conteúdo que aborda a dimensão da catequese no novo Plano Diocesano de Pastoral. Esse conhecimento irá nos atualizar com a Igreja Diocesana, assim vamos estar em sintonia com todo o nosso povo. Aproveitem Catequistas, estudem e reflitam o seu lugar e importância no nosso Plano. Até semana que vem com nosso tópicos da Catequese no plano Diocesano.
___________________
[1]Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma 2012-2016, que tem como objetivo geral: Evangelizar vivendo em comunidade, como Igreja Discípula, Missionária e Profética alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, participando na construção de uma sociedade justa e solidária em defesa da vida, sem exclusões, a caminho do Reino definitivo.

Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.
Seminarista Alex Sandro Serafim

Nenhum comentário: