"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

Escola Catequética (Material para Estudos)


Parte 2:

 O Desenvolvimento Psicossocial na Segunda Infância (4-6 anos)

Continua,marcada pelas características da primeira infância.A percepção desenvolve-se a memória,mas distingue a realidade da imaginação.

Características:

-Animismo (brinca com o inanimado)
-Gosta de ser grande
-É instável
-Não distingue a realidade da imaginação (Inventa histórias)
-Diferenças na noção do tempo
-Desperta a consciência psicológica-Mora-(Já não precisa que lhe digam se fez mal ou bem)
-Começa a idade da razão
-Despertar do sentido religioso

Transforma tudo à sua imagem.As coisas têm vida (animismo),fala com as coisas e projeta-se nelas.Daqui o gosto pelas histórias ou estórias .Ela inventa,conta coisas engraçadas.Diz coisas que,para nós,seriam mentira.Para a criança são verdades na medida em que ela as cria e  as vê assim.
-Gosta de ser grande-“Eu já sou grande”.Sou uma mocinha,já sei sentar direito”.
-Instável-Tanto gosta de comer algo como  não gosta.

-6 Anos:Aproxima-se a idade da razão.Desperta o que chamamos consciência moral ou consciência psicológica.Para a criança o bem e o mal é aquilo que os educadores aprovam ou reprovam (cuidado com a nossa atuação ,no sentido de formamos a consciência da criança).Começa a distinguir a realidade da imaginação.

Atitudes importantes do Catequista e dos Pais para a primeira e segunda Infância:

-A criança não deve ser reprimida.Reprimir a criança é impedir que seja ela mesma,é impedir seu desenvolvimento;
-Criar em torno da criança um ambiente de segurança, de afeição e de alegria;
-A preocupação do Catequista será fundamentar a vida de Fé do dia de amanhã,pelo culto a Deus.Dar às crianças a certeza de que são amadas por Deus e levá-las a corresponder a esse amor por uma de gratidão e bom comportamento;
-Acentuar a oração de louvor,gratidão e bom comportamento;
-As atividades com as crianças devem ser todas baseadas nos gestos,na expressão corporal,no desenho espontâneo e na música.

*Acompanhe a primeira parte aqui

Até a próxima etapa que será:O Desenvolvimento Psicossocial na Terceira Infância (6-11 anos) 

Beijos no Paty

Nenhum comentário: