"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

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quarta-feira, 28 de março de 2012

Escola Catequética (Material para Estudos)


Oie pessoas lindas que guardo em meu !!!Que a Paz de Cristo e o Amor de Maria esteja e permaneça sempre com todos vocês.Bom,hoje vim partilhar com vocês o material do encontro da Escola Catequética de domingo,dia 25/03 que aconteceu em Turvo ,SC....Desde o ano passado eu e minha filha estamos participando dessa Escola,e temos aprendido muito em todos os encontros.Quero agradecer ao  Bispo  de nossa Diocese ,Dom Jacinto por  dar á nós Catequistas a oportunidade de participar de uma formação tão grandiosa como esta!A Escola Diocesana de Catequese vai ter uma duração de 3 anos,nos encontramos uma vez por mês...e  a cada encontro,um novo aprendizado,uma nova descoberta...Nossa Escola tem o nome de "Caminho de Emaús",pois estamos caminhando e JESUS,é claro caminha conosco.

  Bom o tema que vou partilhar hoje é 
    "O desenvolvimento psicológico na infância e na adolescência".


É um pouquinho extenço porém muito rico para nosso aprendizado ,e já que ele é "compridinho" vou postar  em etapas pois terei que dijitar aqui a apostilha toda rsrs.Mas não me importo não,o que quero mesmo é partilhar com todos,desejando que sirva de ajuda para outros Catequistas.

Então vamos para a primeira etapa :

O desenvolvimento psicológico na infância e na adolescência
-Será que é importante para nós Catequistas conhecer sobre a Criança e o Adolescente?
-Conhecendo sobre o desenvolvimento psicológico é mais fácil lidar com os catequizandos?
-Será que com mais entendimento  podemos ser mais pacientes no processo de Evangelização?

SIM....A resposta é sim,com certeza.

Claro que isso não nos livra do enfrentamento de problemas,não nos poupa de passar por situações difíceis e de pouco rendimento.Mas nos permite ter um suporte maior neste processo,fazendo com que o encontro com  a criança e o adolescente seja mais rico e proveitoso.
O objetivo da catequese para a criança é permitir que se relacione com Deus,um Deus de amor e  que O encontre no dia a dia.Ajudar os pais na educação da fé e proporcionar a criança e ao adolescente a esperança de uma vida mais humana e fraterna.
Para cumprir este objetivo o (a) Catequista precisa estar preparado,possuindo:

-Conhecimento sobre a criança e seu desenvolvimento;
-Conhecimento sobre o adolescente e suas dúvidas;
-Atitudes adequadas que promovam o desenvolvimento do ser humano na fé.
Vamos estudar a seguir as fases de desenvolvimento que uma pessoa passa desde o seu nascimento até a adolescência:

O Desenvolvimento Psicossocial  dos Três Primeiros Anos (0-3)

“Eu sou como uma Criança,tentando fazer de tudo,dizer tudo e ser tudo ao mesmo tempo”.John Hartford.

Algumas características deste período:
-Egocentrismo
-Necessidade de carinho e amor
-Necessidade de movimento e dinamismo

Esta fase é a idade das primeiras descobertas.A criança descobre o mundo que a rodeia.O nascimento é logo o primeiro passo para a autonomia.Durante os primeiros tempos a criança identifica-se com as coisas e com as pessoas.Ela e a mãe são a mesma coisa.Em meados dos 4 meses,começa a observar as coisas,a tocar e pegar.Descobre primeiro o seu próprio corpo,morde os dedinhos,segura o pé.Gosta de sentir que aquele corpinho é lhe pertence.É por isso que quando nos aproximamos dela,imediatamente tira a sua mãozinha da boca e morde-nos com força,porque se dá conta que é diferente.


Descobre o espaço que a rodeia - começa a perceber que as pessoas se movem e que, para obter algo, terá de se deslocar. E faz a experiência: quando consegue pela primeira vez chegar sozinha onde quer, ainda nem pegou o objeto e já olha para trás sorrindo, como que a dizer "cheguei onde queria e imaginava".

Descobre ainda que é capaz de articular palavras: experimenta mexendo a língua, emitindo sons. No dis em que consegue dizer uma palavra igual a ue a mãe disse, vai repetí-la muitas vezes. Normalmente a criança inicia a fala por volta dos 15 meses.

Aos 3 anos faz a grande descoberta: descobre que tem uma vontade e vai mostrar que fez a "descoberta" contrariando as pessoas crescidas.  Não é teimosia, é uma característica própria da criança desta idade, ela quer ter uma opinião também.

Não devemos ir contra a criança completamente para provocá-la, mas nem deixar que a criança faça tudo o que ela quer. Ela precisa encontrar "obstáculo" e desafios â sua vontade para se afirmar e desenvolver.


Sobre as principais características da criança nesta idade:
Egocentrismo: a criança pensa mais em si do que nos outros. Só compreende o que se relaciona consigo, "é meu", "dá pra mim"... não é defeito, é a característica de desenvolvimento. Se vê como o centro do mundo e das atenções. E, quando não consegue chamar a atenção por bem, vai fazer um barulho para o conseguir.
Necessidade de afeto e carinho: da falta de carinho, resultam perturbações graves que vão afetar a pessoa, talvez para a vida toda. Quantas pessoas existem tremendamente marcadas por isto? Quantas vidas desfeitas? Quantos jovens carentes? Não está na base de tudo isso uma falta de carinho? Todas as necessidades próprias de uma criança, quando esta não as satisfez na devida altura, vai procurar satisfazê-las na primeira oportunidade que tiver, e jamais se sentirá satisfeita. Porque a não-aceitação de um irmão que nasce? Porque esse irmãos lhe vem tirar um lugar que era dela. Então vem as birras e tudo o mais que contribua para chamar a atenção para quem "se sente" substituído. A criança prefere que lhe deem uma "sova", do que não lhe deem importância: "já que não me amam, pelo menos hão de odiar-me"... é  a mario carência do nosso tempo.
Os pais não tem tempo para os filhos, para os ouvir, para brincar com eles, para "estar" com eles. Depois aparecem as queixas e lamentações. Só recolheremos o que tivermos semeado. A criança deixa-se moldar como a cera, diz alguém, mas só se deixa moldar quando se sente amada. E quem ama, educa.
Necessidade de movimento e dinamismo: a criança não pode estar sossegada muito tempo. Ele tem de se mexer, de pegar, de partir, de fazer. Há pessoas traumatizadas, que não são capazes de nada só porque quando criança, tiveram uma mãe ou educadora que continuamente dizia:  "sai daí, anda por aqui, não mexa, não pegue, não suje..." . A criança tem necessidade de movimentos livres, de espaço para brincar, de coisas que possa manejar à vontade.

Ligada a esta necessidade vital de movimento está p que nós chamamos: "valor relativo do tempo". O tempo para a criança não tem a mesma duração que para o adulto. Uma hora para ela é o mesmo que três ou mais horas para mim. Ela vive mais intensamente nessa hora do que eu em 3 ou 4 horas.

Espero que gostem ,e aproveitem...até  a próxima etapa :( O desenvolvimento psicossocial na segunda infência (4 - 6 anos)

  Beijos no Paty                                                                                                                              

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