"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Saber do Catequista



-Para o exercício do ministério do catequista é preciso criar o hábito constante do estudo,para não cair no comodismo e na repetição de conteúdos decorados.
-Requer do catequista um olhar crítico dos problemas e dificuldades pessoais,familiares e sociais,convertendo-se num especialista em humanidade,comunicador de valores e orientador da vida.
-Conhecimento,estudo,reflexão,aprofundamento da Palavra de Deus:a Bíblia é fonte de catequese e ,portanto,indispensável na formação."A Sagrada Escritura deverá ser a alma da formação"(DGC 240).
-A prática da Leitura Orante da Palavra de Deus para o catequista deve ser um cultivo diário.Usando este método o catequista assume "ter os mesmos sentimentos que animavam Jesus"(Fl 2,5).
-Conhecimento dos elementos básicos que se referem ao núcleo de nossa fé (credo,mandamentos,sacramentos,Pai Nosso),destacando a centralidade da pessoa de Jesus Cristo e seu Mistério Pascal.
-Conhecimento dos documentos fornecidos pela Igreja Católica: CNBB,Regional,Diocese,Paróquia (encíclicas,documentos catequéticos como  Diretório Geral para a Catequese,Diretório Nacional de Catequese,Iniciação à Vida Cristã número 97,Catequese Renovada número 26,e outros).
-Conhecimento dos problemas referentes à Ecologia e Meio Ambiente e suas conseqüências na construção da "casa comum da humanidade".
-Familiaridade com as ciências humanas,sobretudo a pedagogia e a psicologia:o catequista adquire o conhecimento da pessoa humana e da realidade em que vive.
-Conhecimento suficiente da pluralidade cultural(saber como o povo vive,no contexto social,político,econômico) e religiosa: uma visão realista e crítica da história local,regional,nacional,continental e universal,e das mudanças que ocorrem na sociedade.Perceber nesta realidade as mudanças de época para que haja uma verdadeira enculturação.
-Conhecimento da realidade local:perceber as Forças existentes em cada pessoa que motiva o crescimento na fé e na vida,as Oportunidades oferecidas na comunidade que permitem o desenvolvimento da vida,as Fraquezas percebidas que precisam ser enfrentadas para ajudar as pessoas a viverem melhor,as Ameaças que impedem a comunidade de crescer.
-Conhecimento das diretrizes e orientações pastorais da arquidiocese e da paróquia.
                                                         O Saber Fazer do Catequista




-Ser competente em sua ação catequética,superando a improvisação e a simples boa vontade.
-Utilizar a pedagogia (arte de ensinar) do "aprender fazendo",isto é, uma aprendizagem onde todos têm a oportunidade de manifestar suas capacidades,suas habilidades,seus dons,sempre com criatividade.
-Comunicador por excelência:um mediador das relações interpessoais,criando espaço privilegiado de ajuda e crescimento.As relações passam pela experiência do diálogo,da partilha,da amizade,da convivência entre os grupos de trabalho,celebrações,festas,etc.Jesus criou espaços de relação afetuosa,acolhedora,misericordiosa,que permitiam às pessoas uma maior aproximidade.É preciso,também,saber aproveitar os meios de comunicação(TV,jornais,internet,CD,DVD...).
-Desenvolver habilidades de como saber transmitir um conhecimento.Para isso,necessita de uma boa metodologia,inspirada no princípio da  interação fé e vida(CR 113-117).Dar ênfase a memorização,formulações e da comunidade como lugar visível da fé e da vida.-Planejar todas as atividades,evitando improvisações.Para isto é preciso envolver pároco,pais,catequistas,catequizandos,comunidade.No final de cada época fazer uma avaliação de todas as atividades,levando em conta as dificuldades apresentadas e possíveis soluções para uma melhor caminhada da catequese.É  importante que,em cada par´quia,haja um planejamento catequético anual,constando objetivos,prioridades e cronograma.
-Dar ênfase à Celebração Litúrgica,percebendo a íntima relação existente entre Catequese e Liturgia.O catequista precisa ser o primeiro a testemunhar um grande amor à Eucaristia,e transmitir esse amor aos seus catequizandos.É indispensável ao catequista a participação na Missa Dominical,passando este valor aos catequizandos.
-Preparar com carinho e responsabilidade cada encontro catequético,levando em conta o método Ver,Iluminar,Agir,Celebrar  e Avaliar.Caso precisar ,pedir ajuda ao grupo de catequistas para um estudo conjunto dos temas.
-Compreender,não só de forma intelectual,os ritos,os símbolos,os sinais,palavras,usados nas celebrações litúrgicas,mas vivenciá-los na prática.

                                                                  Conclusão

Catequista,Jesus o chama e Ele quer que você vá ao seu encontro.Sua resposta feita com alegria e amor chega aos corações dos catequizandos,para serem felizes e crescerem na fé."Não foram vocês que me escolheram,mas fui Eu que escolhi vocês.Eu os destinei para ir e dar fruto,e para que este fruto de vocês permaneça"(Jo 15,16).





                                                     



Nenhum comentário: