"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Perfil Do Catequista(Critérios)

Nossa Turminha da Escola Catequética Diocesana!


"O perfil do catequista é um ideal a ser conquistado,olhando para Jesus,modelo de Mestre,de servidor e de catequista"(DNC 261).


O ser do Catequista


-É pessoa que ama viver e se sente realizada,compromete sua vida em benefício de mais vidas para o seu próximo.
-Precisa ser pessoa convertida,evangelizadora,entusiasmada,que tem consciência e responsabilidade diante de sua vocação.
-Pessoa de oração diária,baseada na Palavra de Deus,que fez a experiência de Deus e dá catequese como um ato de amor.
-Reflete em seu rosto a alegria e o encantamento por Jesus Cristo,seu reino e sua Igreja,transmitindo uma experiência de vida,não uma teoria.
-Cuida de sua formação,atualizando-se,participando dos encontros favorecidos  pela paróquia e diocese;estuda,faz cursos,tem o hábito da leitura,procura cultivar-se.
-Coloca-se a serviço com generosidade,sendo capaz de escutar,dialogar e trabalhar em equipe,oferecendo suas habilidades para servir,com  o cuidado de não impor uma caminhada,conforme sua visão e seu jeito de ser.
-Acolhe com amor,cria condições para que as pessoas se abram a Deus,aos irmãos e a si mesmas.
-Sensível às situações de dificuldades encontradas nos catequizandos,estando atento também à família.Descobre o rosto de Deus nas pessoas (pobres,doentes,idosos,deficientes...)tendo a capacidade de entender seus problemas.
-Pessoa de maturidade humana e de equilíbrio psicológico.
-Pessoa de espiritualidade que quer crescer em santidade.A verdadeira formação alimenta a espiritualidade do próprio catequista,de maneira que sua ação nasce do testemunho de sua própria vida.Esta espiritualidade precisa ser inspirada na Bíblia,tendo Cristo como centro e Maria como modelo.
-Pessoa  integrada no seu tempo,atualizada e identificada com sua gente.Assumirá melhor sua missão à medida que conhecer e for sensível à defesa da vida e as lutas do povo."Olha o mundo com os mesmos olhos que  Jesus contemplava a sociedade de seu tempo"(CR 147).
-Cultiva amizades , presta atenção nas pessoas,está atento  a pequenos  gestos que alimentam relacionamentos positivos."A comunicação autenticamente evangélica supõe uma experiência de vida na fé e de fé,capaz de chegar ao coração daquele a quem catequiza"(CR 147).
-Inserido numa comunidade eclesial é um ser relacional e discípulo de Jesus que vive em comunidade e nela pode fazer a experiência de dar testemunho do seu novo mandamento:"Nisso todos conhecerão que sois meus discípulos:se vos amardes uns aos outros como eu vos amei"(Jo 13,34-35).
-Chamado a formar comunidade viva com seus irmãos e irmãs catequistas.O grupo de catequistas é um espaço ideal para ajuda mútua,cultivo da fraternidade,oração em comum,reflexão da Palavra de Deus,celebração da fé e da vida com a mais autenticidade.


Paz e Bem Paty

2 comentários:

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Olá, estou organizando o cadastro dos integrantes dos Catequistas Unidos e peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
O link de seu blog:
Nome Completo:
Endereço para correspondência:
Telefones:
Paróquia / Cidade / Estado
Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.

Conto com sua coolaboração!
Paz de Cristo!

Ivani Alves disse...

Muito útil este texto. Vou imprimir e levar para a coordenadora da catequese. Muito obrigada!
Fique com Deus.
Ivani Alves