"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

domingo, 28 de setembro de 2014

Os Samaritanos - Lição 27

No mundo bíblico existem alguns grupos ou classe de pessoas, como os samaritanos, saduceus, fariseus, essênios, herodianos... Uns são conhecidos desde o Primeiro Testamento, e outros aparecem no Segundo Testamento. Hoje, trataremos dos samaritanos, prevendo já o seu aparecimento no nosso curso panorâmico. Apesar de não pertencerem ao judaísmo propriamente dito, os samaritanos aparecem como um grupo caraterístico do ambiente palestinense e são mencionados várias vezes no Segundo Testamento. São opositores ferrenhos ao judaísmo, e por isso, são considerados como raça impura pelos judeus, por serem descendentes da população israelita misturada com estrangeiros que se transferiram para a Samaria após a queda do Reino do Norte sob o poder da Assíria em 722 a.E.C. (II Rs 17,24-41). Considerados como grupo herético e cismático, os samaritanos viviam em contínua rixa com os judeus, que os detestavam até mais que os pagãos.

Os samaritanos, como os judeus, eram observantes escrupulosos da tradição e das leis do Pentateuco, que para eles era a única Escritura válida. Além de serem chamados homens da Lei, representados pelos cinco livros do Pentateuco, também seguiam com rigor elementos do judaísmo, como: a circuncisão, o sábado, as festas... O seu lugar exclusivo de culto é o monte Garazim, que fica perto de Siquém, na Samaria. Já os judeus cultuavam no templo de Jerusalém. Acreditavam na profecia e esperavam um messias que se chamava Taeb (= aquele que volta); este, porém, não seria um rei descendente de Davi, mas um novo Moisés, que revelaria a verdade e organizaria a sociedade no fim dos tempos.

Nos Evangelhos, os samaritanos aparecem várias vezes. Um dia Jesus foi insultado com o apelido de “samaritano” (Jo 8,48). No Evangelho de João, no capítulo 4, o discípulo amado informa sobre a conversa de Jesus com uma samaritana, sua pregação aos habitantes de uma aldeia da Samaria e a conversão de muitos; mas a narrativa deixa clara a hostilidade que existia entre os dois grupos. Todavia, o Evangelho abre um horizonte novo: um samaritano é apresentado como exemplo de amor ao próximo (Lc 10,33ss), e o único dos dez leprosos a quem Jesus curou, e que lhe agradeceu, era um samaritano (Lc 17,16). Jesus não poderia exigir ato maior de um judeu do que aceitar um samaritano como irmão. 

Queridos Catequistas e Amigos do Blog, conhecer alguns elementos do mundo bíblico é importante, assim, podemos fazer as ligações necessárias para entender melhor algumas relações e contextos nas Escrituras. 

Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.

Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Nenhum comentário: