"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

domingo, 28 de setembro de 2014

Os livros dos Reis: Da glória à ruína - Lição 26

Vamos entrar nos livros dos Reis. Os acontecimentos são datados entre 972 a 561 a.d.e., e dá continuidade a história da monarquia iniciada com Saul e Davi. Depois de Salomão o império se divide (931 a.e.c) em dois reinos: o reino de Israel, com sede em Samaria, que caiu em poder da Assíria em 722 a.e.c.; e o reino de Judá, com sede em Jerusalém, que caiu em poder de Babilônia em 586 a.e.c. Mais do que uma história, estes livros são uma reflexão teológica sobre a história do povo e dos reis que o governaram: a fidelidade a Deus leva à benção e à prosperidade; a infidelidade leva à maldição e ruína do exílio (Cf. II Rs 17,7-23).

No início encontramos de novo uma teologia da autoridade política: o rei deve ser fiel a Deus (I Rs 2,3) e governar com sabedoria e justiça, servindo o povo (I Rs 12,7), que pertence unicamente a Deus (I Rs 3,8-9). Mas os reis são sempre infiéis e “fazem o mal diante do Senhor”: praticam a idolatria, dividem e oprimem o povo, perseguem os profetas, etc. Como consequência, Israel e Judá são levados à ruína.

O Templo e o profetismo têm um papel importante nessa história. O Templo é o lugar da reunião de todo o povo para o encontro com Deus, em todas as circunstâncias da vida nacional (I Rs 8). A reforma de Josias procura reunir novamente todo o povo a partir do culto no Templo (II Rs 22-23). Os profetas são os guardiões da consciência do povo, os vigias das relações sociais e os grandes críticos da ação política dos reis. Sua intenção de fazer respeitar a justiça e o direito está sempre em primeiro plano, e eles se ocupam tanto de religião como de moral e política, pois tudo deve estar submetido a Deus, o único rei sobre o povo (Cf. Is 6,5; 44,6; Zc 14,16).

Para refletir:

A) Os livros dos Reis apresentam simplesmente uma história?

B) Quais são as características de uma autoridade justa?

C) Qual a importância do Templo e dos Profetas?

D) Ler e comentar II Rs 17,7-23.

Queridos Catequistas e seguidores do Blog, o Primeiro Testamento muitas vezes parece pesado, maçante e difícil, mas, todo alicerce é assim! O fundamento tem que ser bem preparado, senão a casa caí. Continuemos firmes no propósito de sermos vencedores, de chegar até o fim.

Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.

Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Nenhum comentário: