"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Os livros das Crônicas: uma revisão da história Lição 28



Vamos Continuar nosso curso, entramos agora nos dois livros de Crônicas, dos quais relembram muitos acontecimentos que já estão contidos nos livros de Reis. Mas não são mera repetição. Os mesmos personagens principais, os fatos e todo o período histórico é enfocado de maneira diferente, tendo como pano de funda outra teologia.
Esses livros foram escritos numa época em que os judeus estavam, a todo custo, procurando manter a unidade, a cultura e a própria identidade. Um dos fundamentos da teologia tradicional era a crença de que os descendentes de Davi seriam reis de Israel em todos os tempos. Com a chegada dos babilônios, dos persas e dos gregos, essa crença tinha sido brutalmente apagada.
O povo desaminado não dava muito crédito à autoridade dos sacerdotes que estavam em Jerusalém e não se importavam com o culto no novo Templo. A intenção do autor dos livros do Crônicas é mostrar que uma comunidade centrada no culto estava fundamentada na história passada de Israel e que, portanto, tinha uma raiz sólida.
E assim, a comunidade o faz. Liga o rei Davi à raça humana, apresentando uma genealogia que vai até Adão (I Cr 1-9). Dedica uma grande parte ao rei Davi, mostrando como foi que ele começou a organizar o culto, preparou a construção do Templo e formou pessoas para trabalharem no santuário (I Cr 10-29). Depois, ressalta a atividade de Salomão em relação ao culto: construção do Templo, preparação das mobílias sagradas e festas (II Cr 1-9). Por fim, traçando a história do reino de Judá até o exílio, põe em relevo os reis que fizeram reformas no culto (II Cr 10-36).
Para refletir:
a) Os livros das Crônicas repetem os livros dos Reis?
b) Qual a finalidade desses livros?
c) Como esses livros apresentam o culto no Templo?
d) Ler e comentar II Cr 6.
Catequistas e Blogueiros, peçam sempre o Espírito Santo para entender e vos fortalecer na caminhada do nosso curso panorâmico.
Encontramo-nos da oração e na Eucaristia!
Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Um comentário:

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Olá, é com alegria que venho lhe convidar a passar lá no blog e deixar um comentário para sabermos que desejas continuar na lista dos Catequistas Unidos. A lista será atualizada e quem não responder terá seu link retirado. Conto com você!
http://www.catequesenanet.com.br/2015/01/catequistas-unidos-o-sonho-nao-acabou.html