"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 28 de março de 2014

Números: a caminho da terra prometida / Lição 15



A caminhada bíblica é como a nossa conversão: contínua, árdua e exige perseverança. Por isso, em muitos cursos sobre a Sagrada Escritura começamos com um número expressivo de pessoas e acabamos com alguns últimos guerreiros. Coragem minha gente! Neste encontro vamos tratar do livro que se chama Números.  Mas, por que Números? Porque começa com um grande recenseamento do povo hebreu no deserto.

Para os hebreus, a saída do Egito foi uma lenta e penosa caminhada em busca de uma terra. Neste livro, a caminhada se transforma numa majestosa marcha organizada de todo um povo, como uma procissão ou um exército. As tribos de Israel estão todas presentes, formando os esquadrões de Deus, cada uma com o seu estandarte e avançando em rigorosa formação. No centro de tudo vai a Arca da Aliança. Isso mostra que o livro não pretende narrar fatos históricos, mas quer nos transmitir mensagens. Assim como os antepassados saíram da escravidão do Egito para chegar à terra de Canaã, do mesmo modo todo o povo de Deus é peregrino e caminha para a terra prometida por Deus. A organização mostra que, dentro do povo de Deus, as funções devem ser repartidas, mas com um único objetivo: realizar o projeto de Deus. E a Arca da Aliança no centro indica que, nessa caminhada, Deus está sempre presente no meio de seu povo.

O livro de Números mostra também, e com bastante realismo, que dentro dessa organização existem fortes conflitos (capítulo 16), e que seus chefes estão sujeitos a fraquezas e desânimos, por mais importantes que eles sejam na comunidade. A nossas limitações precisam ser respeitadas, principalmente de nossos lideres. A humildade tem que ser a característica principal de todos que servem.

Os capítulos 22 a 24 narram a história de Balaão e a sua burrinha. Essa história mostra como um adivinho estrangeiro se torna um verdadeiro profeta de Deus. Com essa narração, o livro quer mostrar que, dentro da caminhada do povo de Deus para a Terra Prometida, deve haver sempre um lugar para o profeta.

Queridos, nada como ir direto a fonte e se deliciar com as águas do saber bíblico e espiritual, ler realmente o livro dos Números, fazer sua contemplação, meditação e oração. E lembrem-se: o caminho maravilhoso do mundo bíblico é longo e constante.

Para refletir:
A)   Por que o livro se chama “Números”?
B)   O que faz o povo de Deus neste livro?
C)   O livro fala de conflitos? Quais?
D)  Ler e comentar Nm 22-24.

Encontramo-nos da Eucaristia e na oração.

Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Nenhum comentário: