"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Gênesis: origem do mundo e do povo de Deus

                                                                                                                                                                                           Lição 10


O caminho da sabedoria bíblica é árduo, longo e de muita disciplina. Por isso, o Espírito Santo e Nossa Senhora, que é a mulher da Palavra, precisam ser presentes no nosso curso panorâmico. Vamos começar neste encontro o nosso contato com os Livros Sagrados. Não podemos nos enganar, e pensar que só com o nosso curso já está bom o nosso conhecimento bíblico, pelo contrário, temos que ir além, ir mais fundo no conhecimento bíblico. Hoje, começaremos com o livro do Gênesis.

Gênesis é o nome dado ao primeiro livro da Bíblia. Essa palavra significa começo, nascimento. De fato, o livro conta o aparecimento do mundo, da história e do povo de Deus. Podemos distinguir aí três partes.

A primeira parte é composta pelos capítulos 1-11. Os dois primeiros capítulos narram a criação do mundo e do homem por Deus. São duas “histórias” para apresentar a grandiosidade do homem e da mulher. Eles são o ponto mais alto e o centro de toda a criação. Feitos à imagem e semelhança de Deus, possuem o dom da criatividade, da palavra e da liberdade. Os capítulos 3-11 mostram a história dos homens e do processo humano dominado pelo pecado. Não querendo submeter-se a Deus, o homem quebra o relacionamento consigo mesmo, com o irmão, com a natureza e com a comunidade, reduzindo a convivência a uma confusão (Babel).

A segunda parte é formada pelos capítulos 12-36. Conta a história dos patriarcas. Com eles começa a comunidade de Israel que, dentro do mundo, será a portadora da Aliança de Deus e os homens. A vocação de Israel é ser uma comunidade que tem Deus como único Senhor, o homem como irmão e as coisas criadas como dons partilhados entre todos. Essa comunidade terá como missão mostrar o caminho que leva a humanidade a descobrir e viver o projeto de Deus.

A terceira parte, composta pelos capítulos 37-50, apresenta a história de José, preparando assim o relato do livro do Êxodo. Essa história comovente prepara a ação mais grandiosa de Deus entre os homens: a libertação de um povo da escravidão.

Portanto, queridos Catequistas, demos um panorama do Gênesis, agora cabe a nós fazermos um aprofundamento deste livro e todo o Pentateuco. Fica registrada a minha alegria e esperança em perceber que muitos estão perseverando em nosso curso. Contem com as minhas orações! 


Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.

Org. Sem. Alex Sandro Serafim


Para refletir e memorizar:

a) O que significa “Gênesis”?

b) Quais as três grandes partes do livro do Gênesis e do que tratam?

c) Ler e comentar Gn 12, 1-9.

d) Estamos no décimo encontro: qual a sua fidelidade e comprometimento até agora?

Nenhum comentário: