"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como se divide o Primeiro Testamento?

                                            Lição 09

Em nosso curso parece que vamos dando voltas, estamos sempre trazendo à tona questões que já passamos.  Mas, quando se trata sobre as Escrituras as coisas são dinâmicas e vivas. Por isso, vamos examinar com mais detalhes a divisão do Primeiro Testamento.

O Primeiro Mandamento é uma biblioteca de 46 livros, onde encontramos as experiências, individuais e coletivas, do povo de Israel com Deus. Esses livros formam quatro grandes blocos ou tipos de escritos: o Pentateuco, os livros históricos, os livros poéticos e sapienciais e os livros proféticos.

Pentateuco compreende os cinco primeiros livros da Bíblia. Aí temos a criação do mundo e do homem, a formação do povo de Israel, sua libertação e condução através do deserto para uma terra, e as normas básicas que devem reger uma sociedade justa e fraterna. O Pentateuco é chamado pelo judeus de Torá.

Os livros históricos mostram os diversos momentos da vida do povo de Israel na terra prometida e no exílio: suas grandezas e lutas e as consequências práticas de sua fidelidade ou infidelidade ao Deus da Aliança.

Os livros poéticos e sapienciais apresentam a reflexão de Israel a partir das experiências concretas da vida. Tais livros tratam dos problemas que surgem na vida de cada um e que exigem um discernimento, para que se possa encontrar sentido e realização na vida.

Os livros proféticos são uma crítica profunda do presente, para abrir caminhos para o futuro. Antes do exílio, os profetas criticam as estruturas políticas, econômicas, sociais e religiosas injustas e opressoras, exigindo mudanças radicais para que se instaure uma sociedade segundo a justiça e o direito. Após o exílio da Babilônia, eles são anunciadores de consolação e esperança no Senhor, para que o povo de Israel possa reconstruir sua história conforme o projeto da Aliança com Deus.

Amigos Catequistas, ao longo do curso vamos solidificando nossos conhecimentos e melhorando sempre mais no estudo e na oração com a Palavra de Deus. Exorto-vos que continueis em frente em nosso curso.

Encontramo-nos na Eucaristia a na oração.
Org. sem. Alex Sandro Serafim.



Para refletir e memorizar seus estudos:

a)      Quantos livros tem o Primeiro Testamento?
b)      Como se divide o Primeiro Testamento?
c)      Procure na Bíblia onde começam e terminam as diversas partes do PT.
d)      Ler Ecl 3,1-8. A que parte do PT pertence este livro?

Nenhum comentário: