"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O que é o Primeiro Testamento


Lição 08


A Bíblia cristã tem duas grandes partes: o Primeiro e o Segundo Testamento. A mesma palavra grega significa tanto aliança como testamento. Poderíamos, então, dizer: Primeira e Segunda Aliança. O Primeiro Testamento é uma coleção de livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Primeiro Testamento é a história de um povo. Narra como ele surgiu, como viveu escravo no Egito, como possuiu uma terra, como foi governado, quais as relações que teve com outras nações, como estabeleceu as suas leis, a sua religião. Apresenta seus costumes, sua cultura, seus conflitos, derrotas e esperanças.
Mas essa parte da Bíblia é, antes de tudo, a história desse povo em aliança com Deus. Nada do que se conta no Primeiro Testamento a respeito de Israel está desligado do seu relacionamento com Javé[1], o nome com que Deus se revelou.O Primeiro Testamento conta como esse povo se comportou em relação à Javé. Mostra qual o projeto que Deus quis realizar no meio da humanidade através desse povo. Israel foi um povo escolhido, diferente, justamente porque estava encarregado de realizar esse plano de Deus. Esse projeto aparece bem claro nesses livros: considerar só Deus como Absoluto, para que as relações entre as pessoas possam ser fraternas e ter como centro a vida e a liberdade.
Vendo como Israel foi fiel ou não a esse plano e como Deus agiu no meio dele, poderemos nos aproximar com mais compreensão da outra parte da Bíblia, chamada Segundo Testamento.
Que nossos Catequistas, estamos caminhando no curso panorâmico da Bíblia. Vão estudando, refletindo, rezando e aplicando a Palavra de Deus. Continuem firme! E não se esqueçam de ir montando sua apostila bíblica.
Encontramo-nos na oração e na Eucaristia.
Org. sem. Alex Sandro Serafim


Para refletir:
A)   Como se chamam as duas grandes partes da Bíblia?
B)   O que significa testamento?
C)   O que encontramos no Primeiro Testamento?
D)   Ler e comentar Ex 20,1-17.





[1]Javé é a tradução do latim JHVH, que na grafia original hebraica é o tetragrama sagrado YHVH, o nome sagrado impronunciável pelos judeus. Por causa disto os biblistas sérios não pronunciam o nome Javé quando leem as Escrituras, no lugar usam “Senhor”.

Nenhum comentário: