"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A estrutura corporal da Bíblia II

No estudo passado a nós vimos à estrutura do Primeiro Testamento. Neste, vamos ver a do Segundo Testamento, que também tem os seus blocos: Evangelhos e os Atos dos Apóstolos, Cartas de Paulo, Cartas Católicas e o Livro da Revelação, chamado de Apocalipse. Este será o nosso último artigo sobre partes introdutórias, depois vamos entrar em assuntos dos Testamentos. São, ao todo,27 livros.

Primeiro temos os três Evangelhos sinópticos que São Mateus, com 28 capítulos e 1071 versículos;  São Marcos, com 16 capítulos e 678 versículos;  São Lucas, com 24 capítulos e 1151 versículos; são chamados sinópticos devido a conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras. Fechando o bloco dos Evangelhos temos João, com 21 capítulos e 879 versículos.

Agora, vamos ver as Cartas Paulinas, começaremos por Romanos, com 16 capítulos e 433 versículos; I Coríntios, com 16 capítulos e 437 capítulos; II Coríntios, com 13 capítulos e 256 versículos; Gálatas, com 06 capítulos e 149 versículos; Efésios, com 06 capítulos e 155 versículos; Filipenses, 04 capítulos e 104 versículos; Colossenses, com 04 capítulos e 95 versículos; I Tessalonicenses, com 05 capítulos e 89 versículos; II Tessalonicenses, com 03 capítulos e 47 versículos; I Timóteo, com 06 capítulos e 113 versículos; II Timóteo, com 04 capítulos e 83 versículos; Tito, com 03 capítulos e 46 versículos; e por último, Filemon, com 01 capítulo e 25 versículos. Não podemos esquecer-nos dos Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, que seria uma continuação do livro de Lucas, que é composto de 28 capítulos e 1007 versículos.

As Cartas Católicas, este nome não tem haver com a Igreja Católica, é usada essa nomenclatura para dizer que não é apenas para as comunidades cristãs, mas para todos os povos. Elas começam pela carta aos Hebreus, com 13 capítulos e 303 versículos; Tiago, com 05 capítulos e 108 versículos; I Pedro, com 05 capítulos e 105 versículos; II Pedro, com 03 capítulos e 61 versículos; I João, com 05 capítulos e 105 versículos; II João, com 04 capítulos e 13 versículos; III João, com 01 capítulo e 15 versículos; Judas, com 01 capítulo e 15 versículos. Finalizando, temos o livro do Apocalipse, com 22 capítulos e 404 capítulos.

Queria agradecer aos nossos blogueiros da Catequese, e dizer, vamos buscar a perseverança em nossos estudos: meditar, refletir, rezar e contemplar a Palavra de Deus. Não esqueçam que a Palavra é um alimento espiritual.

Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.

Org. sem. Alex Sandro Serafim.

Para memorizar:
a)    Escreva todas as siglas bíblicas do Segundo Testamento até memorizá-las.
b)   Busque memorizar a ordem Bíblica do Segundo Testamento.



3 comentários:

Rodrigo Boechat Oliveira disse...

Boa tarde minha cara! Muito bom seu texto! Sempre que procuro algo sobre a estrutura da Bíblia, procuro também algo relacionado aos livros com suas abreviaturas também! Mas é tão complicado, porque achar bons textos como o seu e tabelas são complicados! No caso das tabelas, porque fazem como as tabelas periódicas que são meio complicadas! Eu desenvolvi uma, que a meu ver ficou muito legal!

Depois dê uma olhadinha e veja o que achou! Fique com Deus!

Aqui está o link: http://catequizarcomjesus.blogspot.com.br/2013/09/setembro-mes-da-biblia_3.html

Dias & Dias Contabilidade disse...

Passei para desejar uma semana abençoada. O blog está lindo. Parabéns. Te espero lá no Jacozinho do Senhor.
Deus te guarde.
Luciana Dias

Claudia Pinheiro disse...

Paty, muito bom o artigo para realmente estudarmos, precisamos nos dedicar mais... dedicar tempo ao estudo da Palavra de Deus é tudo de bom!

Beijão!