"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Palavra de Atitude



“O encontro cotidiano com a Palavra nos permite abrir o nosso coração para vivermos e fazermos a experiência com o Senhor”(Papa Bento XVI).

Chegamos ao fim do mês da Bíblia. Domingo celebraremos o seu dia. Durante este mês nossas atenções focalizaram as Escrituras. E fica a pergunta: Que atitude tomar diante do confronto, da provocação e da interpelação que a Palavra de Deus me fez? Ou “passou sem deixar um sinal” contradizendo a canção... A Catequese, depois de ser regada pela Palavra, tem que gerar atitudes, senão é figueira sem frutos (Mt 21,19). Para fechar com “chave do ouro”, apresento a vocês, Amigos da Palavra, mais uma dinâmica que irá ajuda-los.
O estudo das Escrituras nos remete a práticas e atitudes. Mas, as atitudes não são apenas práticas, e sim também, contemplaçõesdo plano espiritual. Veja só algumas: atitude de docilidade interior, existencial, gratuidade, solidariedade, discipulado, eclesial, de caminhada e ecumênica. Agora vamos analisar cada uma delas...
No estudo, a atitude de docilidade interiornos torna receptivos e acolhedores, desarmados e sem preconceitos. Temos que ser dóceis a Palavra: o orgulho e autossuficiência estragam tudo. Outra atitude que nos ajuda é a existencial, nosso princípio é a vida, com muito amor pelos outros e por nós. Nunca esquecer as situações existenciais concretas de homens e mulheres, nossa história pessoal, familiar, coletiva. História feita de fragilidades, lutas, vitórias, derrotas, fracassos, sucessos, muitos sonhos.
A gratuidadeé uma atitude que nos leva a estudar o Evangelho com gratidão, como dom e benção. Não podemos ser egoístas, interesseiros, calculistas, assim nunca se consegue fazer um estudo espiritual e militante. Temos que pensar nos outros, por isso a atitude de solidariedade  é importante. Ser solidário com o sofredor, o pobre e os excluídos. O compromisso com a causa do pobre nos faz ler o Evangelho de maneira mais fiel e mais autêntica. O Espírito de Deus é o espírito da solidariedade, da partilha, da justiça, da paz. Ter uma atitude de discipulado é ser servo da Palavra. É servir ao invés de ser servido. É saber aproximar-se e sentar-se aos pés de Jesus, nosso único Mestre (Mt 5,1; Lc, 10,38-42; Mt 23,8). Discípulo no sentido bíblico é aquele que busca ter os mesmos sentimentos e atitudes no Mestre.
Somos irmãos e irmãs; membros vivos desta Igreja que é santa e pecadora. Tensões e conflitos podem surgir, por isso, uma atitude eclesial no estudo da Palavra nunca nos levará ao fechamento ou isolamento. Temos que partilhar e buscar juntos. Nunca devemos ficar parados. O segredo da perfeição está na caminhada perseverante, entusiasmada e criativa. Sempre em atitude de caminhada. Mas, essa perfeição, não quer intuir impecabilidade, um caminho sem erros; temos que saber viver com nossas fragilidades, e isso não nos pode desanimar (At 18,25.26; 19,9.23). Não podemos ser moralistas conosco e com os outros. Por fim, a atitude ecumênica, saber dialogar com as outras religiões e experiências humanas. Não podemos ser preconceituosos ou ingênuos. Saber valorizar tudo que é positivo que encontramos e dialogar com esse diferente. Mas, não podemos nunca minimizar ou desprezar nossa fé por respeito humano a outras maneiras de expressão religiosa.Queridos Catequistas e simpatizantes do blog, realmente o estudo do Evangelho feito nos moldes dessas atitudes nos tornaram mais livres e servidores, mergulhados no eterno e no tempo, possuídos pelo Espírito de Jesus, criativos, fecundos, homens e mulheres da esperança, transformadores da realidade. Coragem! Tenham atitudes de mudança!
Encontramo-nos na Eucaristia e na oração!
Seminarista Alex Sandro Serafim.

Um comentário:

Beatriz Paulistana disse...

Olá flor!!!
Belíssimo texto e uma ótima reflexão sobre os ensinamentos bíblicos.
Estava com saudades passei para dar um oi e fiquei feliz com esse post abençoado.
Tenha dias felizes!!!
Bjokas...da Bia!!!