"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O que é ser Catequista?


"Catequista é ser uma pessoa vocacionada que trabalha pelo Reino de Deus,que assumiu em sua vida o discipulado de Jesus.Segundo o Documento de Aparecida,"o discípulo é alguém apaixonado por Cristo,a quem reconhece como o  Mestre que o conduz e acompanha".(DAp 277).


  


Elementos fundamentais para ser Catequista:


-O Encontro:O catequista deve ter um encontro vivo e envolvente com Jesus Cristo.Este encontro precisa ser uma experiência fascinante,que leva a imitar e segui o jeito de Jesus e suas atitudes.


-A Conversão:"Resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração,crê nEle pela ação do Espírito,decide ser amigo e ir após Ele,mudando sua forma de pensar e viver"(DAp 278).


-O Discipulado:Discipulado não ´ponto de chegada,mas processo:"ser discípulo é dom destinado a crescer"(DAp 291).Para  ser discípulo de Jesus,precisa criar o gosto e o desejo de ser melhor,de aprofundar-se e de crescer.Precisa ser "amante da Palavra"(DAp 292),na  busca de amar e servir melhor a Deus e aos irmãos.A condição primeira para o discipulado é o aprofundamento Bíblico.


-Engajamento na comunidade:Não  há vida cristã sem a participação na vida  da Igreja,amando-a envolvendo-se e vibrando pela vida da comunidade.Precisa ter uma consciência comunitária e uma fé comunitária.É indispensável que o catequista persevere nos ensinamentos de Jesus e da Igreja,na oração,na comunhão fraterna e na vivência litúrgica.


-A Missão:À medida que o discípulo conhece e ama o seu Senhor,experimenta  a necessidade de compartilhar com os outros sua alegria(DAp 278e).A missão do catequista é guiar e conduzir outros ao ministério de Cristo.Anuncia  as maravilhas do amor de Deus que salva a todos.Não podemos deixar de falar do que "vimos e ouvimos"(At 4,20).O catequista  deixa no coração do catequizando a audácia,a criatividade e o ímpeto missionário.


-O Testemunho:O catequista testemunha sua fé onde quer que esteja.Assume compromissos e tarefas na comunidade eclesial e na sociedade civil.Promove a justiça,estimula o cuidado com o meio ambiente,luta pela paz.


                                            ♥Frases Inspiradoras de Jesus Catequista:


-"Amai-vos uns aos outros,como eu vos amei"(Jo 15,12).
-"Eu sou o bom pastor.Conheço minhas ovelhas e elas me conhecem"(Jo 10,14).
-"Ide,pois,fazei discípulos em todas as nações.E batizai em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo"(Mt 28,19).
-"Felizes,sobretudo,cão os que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática"(Lc 11,28).
-"Como o Pai me enviou,também eu vos envio"(Jo 20,21).
-"Não foste vós que me escolhestes;fui eu que vos escolhi"(Jo 15,16).
-"Vem e segue-me"(Mc 2,14).
-"Eu sou a luz do mundo,quem me segue não caminha nas trevas,mas terá a luz da vida"(Jo 8,12).
-"Recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém,por toda a Judéia e Samaria,até os confins da terra"(At 1,8).
-"Tomai sobre vós o meu jugo,sede discípulos meus,porque sou manso e humilde de coração,e encontrareis descanso para vós"(Mt 11,29)
-"Avancem para águas mais profundas e lançai as redes para a pesca"(Lc 5,4).

2 comentários:

Roberto Garcia disse...

Paty, excelente postagem!!!
Sabe, na minha visão, ser Catequista e sentir a chama da vocação dentro de nós, e deixar que ela nos queime inteiramente... pois esta chama,não machuca, ela nos fortalece... é a chama do Espírito Santo, que nos enche de Dons para partilhar com nossas crianças, com seus familiares, com nosso próximo...
Motivemo-nos e Alegremo-nos em nossa vocação... vivamos intensamente nossa fé! Que alegria é poder servir a Deus através da Catequese...
Grande beijo :)
Roberto

Unknown disse...

Valeu Roberto....verdade ser catequista é um dom,um talento que Deus nos dá pra que possamos levar sua Palavra até os confins da terra,e não para enterrar como fez um dos servos na parábola dos talentos em (Mt 25,14-29).Te confesso que custei a ouvir meu chamado,assim como Pedro eu tinha medo...Mas fui vencida pela força do Espírito Santo...e espero um dia ouvir de Deus isso:Fizeste pouco filha,mas tudo que fizeste ,fez com amor serenidade e dedicação,agora entre e sente-se comigo á minha direita!♥