"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Catequese no processo da Iniciação Cristã

No novo Plano de Pastoral, houve uma equivalência no ano de entrada das crianças na Catequese. Isso exigirá dos Padres, Catequistas e Famílias um cuidado maior com as crianças que ainda não completaram esta data regulamentar. Agora não vamos ter mais divergências entre paróquias, temos uma norma regulamentar de início catequético a cumprir. Mas, vamos ao documento diocesano:

192 = Antes de iniciar o processo específico de preparação ao Sacramento da Eucaristia, as comunidade organizem atividades com as crianças, como: celebrações especiais, infância missionária, serviço de coroinhas, encontros esporádicos com temas específicos e outras atividades. (pode-se fazer teatrinhos, oficinas (desenhos, pinturas, cera), fantoches, passeios de evangelização, piqueniques bíblicos, cineminha de Jesus).

193 = A Catequese da Eucaristia I deverá iniciar no ano em que a criança completar 09 anos de idade.

194 = A Catequese em preparação para a Primeira Eucaristia das crianças será de, no mínimo, dois anos litúrgicos (pode-se se usar o método neocatecumenal(RICA) [1]), com a participação no estudo dos temas abordados nos roteiros da catequese de Eucaristia – etapa I e II da Diocese de Criciúma e outros temas e celebrações conforme os temos litúrgicos.

195 = Para receber o Sacramento da Crisma o(a) catequizando(a) deverá ter participado do estudo dos temas abordados nos roteiros de Catequese da Crisma, etapa I e II da Diocese de Criciúma, no período mínimo de dois anos litúrgicos e outros temas e celebrações conforme os tempos litúrgicos.

Com as crianças chegando mais tarde na Catequese e as famílias deixando a desejar como a igreja doméstica, nossos desafios serão maiores nesse primeiro encontro com as crianças. A saída, portanto, é fazer um bom trabalho de base com as crianças e suas famílias. Vale lembrar que as notas em vermelho são grifos do autor do texto, não faz parte do original do Plano Diocesano.

Força e coragem Catequistas!
Encontramo-nos na Eucaristia e na oração.
Sem. Alex Sandro Serafim.









[1]Ritual de Iniciação Cristã de Adultos.

Nenhum comentário: