"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 15 de março de 2013

Escola Catequética inicia primeira etapa de 2013



A Escola Diocesana de Catequese “Caminho de Emaús”, realiza neste domingo, 17 de março, às 08h, a primeira etapa formativa do ano de 2013. A formação terá por tema a “Trindade” e será assessorada pelo vigário geral da Diocese de Criciúma, padre Wilson Buss.

Quem acolhe o grupo de mais de 150 catequistas, que agora avança em seu terceiro e último ano na escola, é a Paróquia São Sebastião, em Praia Grande.

Projeto tem frutos positivos

A Escola Catequética, como é chamada, teve início em 2011 reunindo catequistas de todas as paróquias da diocese. “No primeiro ano, devido a nossa pouca experiência, tivemos alguns problemas, mas hoje vemos como o projeto está dando certo e trazendo um novo olhar para a Catequese”, salienta uma das coordenadoras diocesanas da Pastoral Catequética, Terezinha Brunel.

Segundo Terezinha, hoje se percebe catequistas mais entusiasmados e motivados em seu serviço, pensando a Catequese dentro da proposta da “Iniciação à Vida Cristã”, saindo da catequese “sala”, para a catequese “mesa”.

“A escola está formando catequistas para compreender melhor este mundo em acelerada mudança. Transformando a ‘Iniciação à Vida Cristã’ em uma urgência, não apenas sacramentalista, mas ajudando os fiéis a chegarem a uma adesão pessoal a Jesus Cristo. Esperamos que ao término desta primeira turma, possamos dar continuidade, para que seja uma escola permanente para formação de outros catequistas, com o apoio e a valorização de todos os padres de nossa diocese”, enfatiza a coordenadora.

Expectativas

“Nossas expectativas são de que cada aluno seja um multiplicador em suas paróquias e comunidades, que os padres continuem nos apoiando e que a escola seja um instrumento importante para a diocese. O objetivo da escola é promover um aprofundamento adequado que favoreça cada participante a ajudar outros catequistas em sua formação; refletir sobre os conteúdos que atendam as diversas áreas de formação bíblica, catequética, litúrgica, pessoal, metodológica e teológica, favorecendo momentos de celebração, partilha e trabalhos práticos”, pontua Terezinha.

Confira a programação 2013:

17/03: Tema “Trindade”, com Pe. Wilson Buss (Praia Grande)
28/04: Tema “Escatologia”, com Pe. Vilmar Moretti (Santa Luzia)
19/05: Tema “Afetividade do Catequista”, com Luciana Zilli (Nova Veneza)
23/06: Tema “Iniciação à Vida Cristã”, com Ir. Marlene Bertoldi (Próspera)
28/07: Retiro Espiritual, com Pe. Thiago De Moliner Eufrásio (Treviso)
18/08: Tema “Comunicação e Catequese”, com Pe. Domingos Nandi (Urussanga)
22/09: Tema “Bíblia”, com Silvia Togneri (Araranguá)
20/10: Tema “Bíblia”, com Silvia Togneri (Morro da Fumaça)
24/11: Formatura (Içara)
 Fonte:Diocese de Criciúma

Nenhum comentário: