"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sábado, 7 de abril de 2012

Celebrar a Vigília Pascal


É a cerimônia mais bonita e solene de todo o ano litúrgico. Lembra a vitória da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte e do bem sobre o mal.

O primeiro momento é a Liturgia da Luz, fogo novo, proclamação solene da Páscoa. São meditadas as maravilhas que o Senhor faz por seu povo desde o princípio e confia na sua Palavra e na sua promessa.

No segundo momento, é a Liturgia da Palavra, onde é meditado e rezado todo o mistério da criação e redenção. Deus não abandonou a obra da criação quando entrou o pecado, mas o restaurou no seu Filho Primogênito.

“Dai graças ao Pai que vos tronou dignos de participar da herança dos santos, na luz. Foi ele que nos livrou do poder das trevas, transferindo-nos para o reino do seu Filho bem amado, no qual temos a redenção, o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois é nele que foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, os seres visíveis e invisíveis, tronos, dominações, principados, potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas, e nele todas as coisas tem consistência. Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja; é o princípio, o Primogênito dentre os mortos, de sorte que em tudo tem a primazia. Pois Deus quis fazer habitar nele toda a plenitude e por ele, reconciliar consigo todos os seres, tanto na terra como no céu, estabelecendo a paz, por meio dele, por seu sangue derramado na cruz” (Cl 1, 12-20).

No terceiro momento a Liturgia Batismal, além do Batismo, que é celebrado em muitas igrejas, quer renovar em cada batizado a graça de sermos filhos e filhas de Deus em Jesus Cristo e herdeiros da vida eterna.

“Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João, no rio Jordão. Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele. E do céu veio uma voz: Tu és o meu Filho Amado, em Ti está o meu agrado” (Mc 1, 9-11).

Muitos são batizados, mas poucos vivem o Batismo na fé e no testemunho. O Batismo é a porta de entrada para a vida e santidade. O Batismo não é algo mágico, mas um convite oficial para participar e ser da família de Deus.

Todos os batizados que estão na Igreja participam de serviços de pastoral, movimentos de espiritualidade, Grupos de Famílias, etc. São convocados por Cristo a assumirem verdadeiramente o discipulado e, consequentemente, ser mais missionários na vinha do Senhor, especificamente na nossa Igreja Diocesana de Criciúma.

“Jesus se aproximou deles e disse: Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 18-20).

No quarto momento celebramos a Liturgia Eucarística. Só participa dignamente da Comunhão Eucarística aqueles que acolhem no seu coração, com fé, a encarnação, paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo e, consequentemente, acolhem em sua vida os outros como irmãos e irmãs, respeitam a natureza, obra de Deus feita para todos e sabem servir e amar a todos e entre eles os que mais precisam de um Bom Samaritano.

“Bendito seja o Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda benção espiritual nos céus, em Cristo. Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor. Conforme o desígnio benevolente de sua vontade, ele nos predestinou à adoção como filhos, por obra de Jesus Cristo, para o louvor de sua graça gloriosa, com que nos agraciou no seu bem amado. Nele, e por seu sangue, obtemos a redenção e recebemos o perdão de nossas faltas, segundo a riqueza da graça, que Deus derramou profusamente em nós, abrindo-nos para toda a sabedoria e inteligência. Le nos fez conhecer o mistério de sua vontade, segundo o desígnio benevolente que formou desde sempre em Cristo, para realizá-los na plenitude dos tempos: reencabeçar tudo em Cristo, tudo que existe no céu e na terra” (Ef 1, 3-10).

Oração: Senhor Jesus, obrigado pelo vosso nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição. Todo este mistério de amor, ainda não entendemos totalmente, mas acolhemos em nossa fé. Nós abrimos as portas do nosso coração e te recebemos como Nosso Senhor e Salvador. Dirigi nossa vida e nos transformai nas pessoas que quiserdes que sejamos e o testemunhemos em palavras e obras. Amém.

Fonte:Palavra do Bispo,Diocese de Criciúma

Nenhum comentário: