"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sábado, 17 de março de 2012

Parábola: A fraternidade no poço


Os moradores da aldeia procuravam a felicidade sem encontrá-la. Um dia alguém lhes falou:
-Gente, a felicidade esconde-se no fundo daquele poço, lá na praça...
Todos saíram correndo para o local indicado. Dezenas de mãos fizeram corrente, puxando a corda. E o balde subia do fundo do poço. Um brilho de expectativa indescritível nos olhos de todos. Finalmente concretizaram seu grande anseio.
Súbito, a cruel decepção. Na ponta da corda apenas um velho balde, furado, feio, enferrujado e vazio. Dolorosamente vazio. O grupo se entreolha triste, arrasado. Fora apenas um sonho, ilusão. Mais uma derrota ao lado de tantas outras. Quebrando o pungente silêncio, de rosto iluminado,alguém falou:                                                                 -Eu acho que deveríamos agradecer, pesar de tudo... Meia hora atrás, éramos ilustres desconhecidos. Estranhos na mesma aldeia. A gente se conheceu agora, chegou mais perto um do outro. Este balde vazio e enferrujado nos aproximou!
No outro lado da corda, a grande descoberta. A descoberta do grupo, da comunidade. A alegria da entre ajuda, do encontro, da partilha, da amizade. Descoberta maravilhosa como gosto de esperança, de novas perspectivas desenhadas no horizonte.
Pequena história que se repete constantemente. Tudo  o que nos irmana e aproxima é graça, Dom benefício, mesmo que os baldes da vida não nos tragam necessariamente a felicidade sonhada, o prêmio que perseguimos, o tesouro ambicionado. A solidariedade enraíza no evangelho, enlaçando almas e corações. Sempre que nos chegamos mais perto, um milagre acontece.

*Para Pensar e Refletir:


A minha participação na comunidade está me deixando mais feliz, mais alegre? Em que estou contribuindo para que os outros encontrem essa alegria, essa felicidade?

Beijos no Paty

Nenhum comentário: