"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Jesus No Deserto (1º Domingo Da Quaresma )



O Espírito que Jesus recebeu no batismo impeliu-o para o deserto, para o lugar do encontro com Deus. Como o povo de Israel, que foi provado durante 40 anos no deserto, ou como Moisés, que esteve na montanha orando e jejuando durante 40 dias e 40 noites, Jesus, durante 40 dias, defronta-se com o grande adversário do reino de Deus. Satanás é aquele que divide, o que tenta desvirtuar o plano de Deus. Mas, ao contrário do povo, que tantas vezes sucumbiu às murmurações e aos ídolos, Jesus vence o grande adversário. Depois disso, ele vai para a Galiléia, cenário da sua missão, proclama a boa notícia da chegada de reino e convida a todos a aderir ao evangelho.
Em Jesus, abriu-se de novo o céu e, desde então, o Espírito está agindo outra vez. Começou a luta entre o diabo e Jesus, entre aquele que divide e aquele que une. Quem se aproxima de Jesus, aproxima-se do céu aberto e do deserto, onde o impulso do Espírito leva à luta, à provação e, ao mesmo tempo, à paz no meio das feras, à vitória sobre as forças do mal. 
Este é o caminho oferecido para retomarmos nesta quaresma: continuar a luta contra Satanás e o mal, mudar radicalmente nossa mentalidade de acordo com a proposta do evangelho, não de forma superficial, mas profundamente, mudando “os critérios de julgamento, os valores que contam, os centros de interesse, as fontes de inspirações e o modelos de vida" (Paulo VI, Evangelii Nuntiandi). Como Jesus manifestou plena adesão à palavra, na luta do deserto, nós também, como discípulos e discípulas, nos consagramos com maior intensidade à meditação da palavra de Deus, para receber dela a instrução e a conversão.
A comunidade reunida em torno do evangelho, torna-se a imagem de Jesus que luta e vence o Tentador. Como comunidade que crê em Jesus, nós nos dispomos a intensificar nosso desejo de seguir os seus passos. Não pedimos a Deus que nos livre da provação, mas que nos dê o Espírito de Jesus para ficarmos de pé na provação e de nos consagrarmos mais profundamente a Deus de coração inteiro.



Fonte:http://www.revistadeliturgia.com.br

Nenhum comentário: