"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Palavra do Seminarista:

CATEQUESE COM ADOLESCENTES


“Filho, desde a juventude, recebe a instrução, e encontrarás sabedoria até tua velhice.” (Eclo 6,18)


Um grande desafio hoje para a Catequese é a evangelização dos adolescentes, principalmente no mundo cibernético imposto pela pós-modernidade, que é potencialmente um emaranhado de relações liquidas e sem compromisso. No nosso contexto, temos várias situações limites em que nossa juventude é triturada pelo pecado traduzido em drogas, prostituição, homossexualismo, violência, lares desfeitos e falta de sentido.
Catequistas, é a vez de nós entrarmos na batalha com tudo e, assim, ajudarmos nossos jovens a encontrar o caminho do céu. E, para isso, precisamos nos armar com todos os instrumentos que Deus e a Igreja nos dão. Temos a Eucaristia, a Bíblia, os Sacramentos, o Terço, e há também homens de fé que pensam em nós, colocando seus escritos a nosso favor.
Nessa motivação, minha dica deste mês é o livro “Catequese com Adolescentes”, de Dom Vilson Dias de Oliveira, da Diocese de Limeira (SP),  obra lançada no dia 1º de setembro. Essa obra é fruto de muita oração e de sua tese de mestrado na qual Dom Vilson “quer chamar a atenção de nossa Igreja para os adolescentes”. O acompanhamento especifico, ou seja, a individuação(cuidar de cada um como único) que eu falei em nossos encontros é o grande foco deste livro.
Dom Vilson trabalha assuntos de suma importância para que o adolescente se sinta inserido e se faça membro na comunidade. A partilha de vida, as suas buscas e experiências, o resgate da confiança, o conhecimento e a conquista de valores e o crescimento em “estatura e graça” são as grandes temáticas do autor. Dom Vilson tem como objetivo fundamental: despertar a atenção para a evangelização dos adolescentes das nossas comunidades catequéticas. E ele reforça: “é indispensável envolver os jovens na caminhada catequética das comunidades; engajá-los nos diversos trabalhos e serviços para o bem da Igreja e da sociedade e despertá-los através desse processo.”
Nossa missão de Catequistas é fundamental na Igreja. Evangelizados por Jesus, evangelizadores por convicção. Cabe a nós fazermos frente no exército de Jesus contra o encardido, mostrarmos e levarmos nossos jovens a um encontro pessoal com o Senhor. Fiquem alerta, Catequistas! O céu de muitos depende de nós!
Encontramo-nos na oração.

Seminarista Alex Sandro Serafim

5 comentários:

Catequese Kids disse...

Vou comprar este livro pra mim Patrícia!hehe
E quero ver se o leio nas férias, pq no ano que vem eu estou querendo trabalhar com a Perseverança...

Obrigada pela dica.
Beijocas,
Layse

Lurdes da Silva Visintainer Pinheiro disse...

Patrícia querida, venho, com alegria, dizer a você que és a sorteada na minha promoção "PARTILHA". Parabéns e obrigada por participar. Aguardo teu endereço para enviar o presente para você. Veja no meu blog a postagem do resultado.
Meu e-mail para mandares o teu endereço:
lurdesvp@yahoo.com.br
Beijos no coração

CATEQUESE N'ATIVIDADE disse...

Oi Patty! Passando pra fazer uma visita! Parabéns sortuda, ganhou o sorteio la no blog da Decca! Muito legal! Bjoka!

Unknown disse...

Pois então,viu só Rê!Num é que eu ganhei!Fiquei toda boba rsrs!Beijos no core de vocês todas!!!

Jonathan Cruz disse...

PATRICIA QUE LINDAS PALAVRAS QUE DEIXOU LÁ NO BLOG. FINAL DE ANO FICA CORRIDO PRA TODO MUNDO MESMO, PRA MIM ESTÁ SENDO A MESMA COISA. ME UMA VONTADE LOUCA DO ANO ACABAR LOGO RSRSRSRS.

SEUS BLOG ESTÁ NOTA 1000.

PARABÉNS