"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Palavra do Seminarista:

Catequese: lugar de missionários


“O anúncio do Evangelho precisa de anunciadores, a messe precisa de operários, a missão se faz sobretudo com homens e mulheres consagrados por toda a vida à obra do Evangelho, dispostos a ir a todo o mundo para levar a salvação” (Papa João Paulo II, Redemptoris Missio)
No mês de outubro completa-se a trilogia da comemoração especifica do cristão. Agosto é o mês das vocações no qual o cristão é chamado para a missão. Setembro é o mês da Palavra, em que o cristão aprende e escuta o seu Mestre que fala nas Escrituras. E por fim, outubro é o complemento, é quando o cristão que foi chamado e instruído vai para a missão.
A Catequese é, na Igreja, uma frente de missão importantíssima. Os Catequistas são homens e mulheres que quase heroicamente dão a vida para evangelizar o povo de Deus. Constatando isso na prática, por trabalhar com a catequese, aprendi a valorizar os Catequista e considerá-los como agentes essenciais para a evangelização.
Na missão de Catequistas, de evangelizadores, na espiritualidade missionária, levem em conta alguns pontos relevantes do ser missionário: 1 – Ter ímpeto e audácia: não ter medo, colocar todas as forças, ter coragem de tirar os planos e ideias do papel. 2 – Ter ousadia e confiança: ir aos lugares mais difíceis de evangelizar, confiar na presença de Deus. 3 – A individuação: pessoa a pessoa, casa a casa, comunidade a comunidade, assim como Jesus, evangelizar cada um na sua individualidade. 4 –Fervor espiritual: a força do Espírito Santo entra onde as tristezas e desalentos, impaciência e ansiedade nos atrapalham. 5 – Comunhão e missão: sempre em conexão com a Igreja e com os irmãos, nunca deve ser uma tarefa individualista. 6 – Imaginação e criatividade: evangelizar com todos os meios possíveis, dar vida aos sonhos. 7 – Decisão e valentia: não ter medo da contradição do Evangelho que pode gerar conflito humano. 8 – Renovação missionária: sair de uma pastoral de conservação, de estruturas ultrapassadas e ir para uma missão continental. A grande missão se inicia no coração de cada cristão e chega à todas as casa.Queridos Catequistas, vocês são uma grande força missionária dentro da Igreja. Não esqueçam que vocês não estão sozinhos e que nas dificuldades, limites e injustiças Jesus e Nossa Senhora estão com cada um de nós.




Na fé, encontramo-nos na oração!
Seminarista Alex Sandro Serafim



3 comentários:

Joana disse...

Oi, Patrícia, os Catequistas são um instrumento de Deus que nos mostram caminho de Deus e nos ajudam para chegarmos lá.
Eu mais a frente , penso muito em ser catequista, que levar a palavra de Deus ao coração das crianças.

Beijinhos abençoados,
Joana

Rosane Viana disse...

Parabéns pela suas palavras,e que cada um de nós catequistas siga nesta missão que leva os pequeninos ao encontro de Jesus.

Lucyanna Rodrigues disse...

Texto maravilhoso e cheio do Espírito Santo! Abraço forte e ótima semana, Lucyanna