"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sábado, 8 de outubro de 2011

O QUE SE ENTENDE POR ESPIRITUALIDADE?



Para descobrir o que é Espiritualidade vejamos primeiro o que é Espírito.
Espírito é a força que nos convida a viver,de  corpo e alma.O espírito é p que há de mais profundo e verdadeiro em nós,É o espírito que nos deve animar a partir de dentro na realização de nossa atividade catequética.
Ás vezes, confundimos "espírito" com personalidade,com pensamento,intelecto...Mas são coisas diferentes.Personalidade,pensamento e intelecto são apenas expressões do espírito.Costumamos associar o espírito com o comportamento das pessoas.Por isso ,falamos de "presença de espírito",quando uma pessoa é bem-humorada.Há também outras expressões:"espírito de aventura",falta de espírito",gente espirituosa"....
Espiritualidade vem de "Spiritus",mas também de "Spirare"=Soprar.É o que acontece em nossa vida:um sopro,um ardor,uma unidade,energia de vida.É o que humaniza a nossa vida.É ainda o que nos unifica."Senhor,unifica o meu coração"(Sl 86,11).
Espiritualidade é um estilo de vida,uma maneira simples de viver,é a vida guiada e animada pelo Espírito;é o cultivo da presença do Espírito que,com a graça de Deus,anima  a vida  e as ações do cristão e da comunidade,estimulando as iniciativas em favor do Reino de Deus.Espiritualidade é a capacidade que tem o ser humano de dialogar e entrar em harmonia com os apelos que vêm do seu interior.A Espiritualidade nos leva a buscar a fidelidade ao Espírito,que nos ajuda a discernir os sinais dos tempos e o bem das pessoas e da comunidade.A Espiritualidade  nos leva a fazer perguntas e encontrar novas respostas.Por isso,em cada realidade é preciso redescobrir a Espiritualidade.A Espiritualidade é algo essencial para a vida de todo cristão,principalmente para aqueles que são educadores da fé.Pela sua missão,necessitam não só de conhecimento teórico e intelectual mas,acima de tudo,de conhecimento pessoal e concreto,de intimidade com Deus.Intimidade que se possa projetar na vida,nos acontecimento e que não seja um mero espiritualismo.
O Catequista vive no mais profundo de seu ser,iluminado e apoiado pelo Espírito que o faz coerente no seu projeto de vida cristã.
A sua Espiritualidade, é o profundo e dinâmico de seu próprio ser:suas maiores motivações ,seu ideal,sua utopia, a mística pela qual vive e luta e com a qual se contagia e contagia os outros.Quando dizemos que alguém "não tem espírito",espiritualidade,queremos afirmar que não tem ideal,vida.É mais um boneco do que uma pessoa,ou é uma máquina.A Espiritualidade do Catequista vai se amoldando a partir das relações que vive através de sua missão catequética.Pelo que o Catequista é e pelo que o Catequista faz,deve responder as exigências de sua fé.Uma vida de Espiritualidade,uma  vida de Fé ,ajuda a realizar melhor a sua missão da Catequese.Por isso,há uma íntima relação entre a missão do Catequista e a sua vida Cristã.Quanto maior for a sua Fé,a Catequese será melhor realizada,e quanto melhor for a realização da Catequese ,mais madura será a Fé do Catequista.


Refletir:
*Há diversos aspectos para entender a Espiritualidade.
*Como você a está entendendo?
*Na sua comunidade e na sua experiência de vida,você tem notado que tem surgido uma maior necessidade de aprofundar essa questão da mística ou da espiritualidade?
*Você percebe que,nós Catequistas,temos uma espiritualidade específica?Como comunicamos a nossa experiência com Deus?
*Na sua vida pessoal como tem se manifestado essa busca de Deus?


                                  ********************************
Gente amada!A fonte deste texto é de uns dos livrinhos que tenho sobre "ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA",que relendo hoje , senti vontade de  "Partilhar"!
Abraços até a próxima Paty♥

2 comentários:

Jonathan Cruz disse...

SUA FRASE FOI POSTADA LÁ NO BLOG. AGORA SÓ FALTA ESPERAR MAIS INSCRIÇÕES, DAR DIA 30 DE OUTUBRO E FAZER O SORTEIO. KKKKK

ESTOU SUPER CURIOSO RSRSRSRS

ABRAÇO

Gabriel Pio disse...

Oi! Seu blog é muito bonito. Eu sou Gabriel, irmão da Joana e filho da Angela , do blog "Nos Passos de Jesus". Eu gostei muito daqui e estou seguindo. Queria que visitasse meu bloguinho também. Quem me ajuda a fazer é minha irmã Joana e minha mãe, porque eu ainda sou um pouco pequeno, tenho 7 anos. Mas eu dou ideias, ajudo a escolher as postagens e tudo mais. Acho que você vai gostar.
Que Deus te abençoe!
Abraços, do Gabriel

mundodogabriel.blogspot.com