"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

sábado, 30 de julho de 2011

Escola Diocesana de Catequese!''CAMINHO DE EMAÚS''





Catequistas participam da 1ª Escola Diocesana de Catequese


EscolaDiocesana de Catequese “Caminho de Emaús” foi um sucesso. Realizada na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul, a escola reuniu cerca de 150 pessoas. “O grupo teve um grande entrosamento a partir da espiritualização e das dinâmicas” – relata a Coordenadora Terezinha Brunel.

Com início às 08h, teve por tema central “Iniciação à Vida Cristã”, conduzido pelo pároco e assessor da pastoral Pe Eloir Borges.

O Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, também se fez presente ao encontro durante o meio-dia, expressando palavras de “incentivo, otimismo e perseverança”, conforme Terezinha “a 1ª Escola é um sonho que está se realizando”.

No período da tarde, foram realizados trabalhos em grupos e o encerramento se deu com a Santa Missa, realizada às 17h com a celebração de envio. Cada participante recebeu um escapulário.



Escola Diocesana de Catequese promove segundo dia de formação

Com o tema “Pessoa, Missão e Vocação” catequistas de toda a Diocese de Criciúma participaram do segundo dia de formação promovido pela Escola Diocesana de Catequese, no salão da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá.

Iniciada em 27 de março deste ano, a Escola recebeu desta vez, a psicóloga Luciana Euzébio Cunha, que atua na Casa Manjedoura. O grupo de 161 formadores acompanhou a reflexão por ela motivada, após o momento de acolhida e oração entre os catequistas.

No período da tarde, foi realizada uma dinâmica entre grupos, com a reflexão de refrões de cantos. Conforme a Coordenadora Diocesana da Pastoral Catequética, Terezinha Brunel, frases foram tiradas a fim de construir mensagens, apresentadas por cada um deles.

Após isso, ainda, todos participaram de uma dinâmica com a utilização de argila, orientada pela psicóloga. O tema abordado foi “Consciente e subconsciente”, onde cada um modelava o material de acordo com o que estava sentindo.

O segundo dia da Escola foi encerrado com a Celebração da Santa Missa, presidida por Dom Jacinto Inácio Flach e pelo pároco, Pe. Antonio Madeira.


Escola Catequética recebe Coordenadora Regional
O domingo, 22 de maio, a terceira aula da Escola Diocesana de Catequese teve por assessora a Coordenadora de Catequese do Regional Sul 4, Ir. Marlene Bertoldi.

No Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul, os catequistas aprenderam um pouco mais sobre o tema “Metodologia Catequética”.

Conforme a Coordenadora Diocesana, Terezinha Brunel, no período da manhã, Ir. Marlene escolheu 15 catequistas dentre os cerca de 150 que participam da escola. O grupo, que trabalhou o tema “Iniciação à Vida Cristã” na celebração matutina, coordenou também outros 15 grupos que foram formados no período da tarde, na elaboração de oficinas.

“Durante a manhã celebramos com a aspersão da água perfumada e a entrega da cruz e da bíblia, sendo que cada um colocava a mão na palavra” – relata Terezinha. “Fizemos o sinal da cruz na fronte, nos ouvidos, olhos, peito e ombros, foi muito bonito. Na entrega da Palavra, recitávamos: ‘receba o livro da Palavra de Deus, que ela seja luz para sua vida”.

Entoando cantos vocacionais, o grupo se preparou também para a “Renovação dos Compromissos Batismais”. “Acolhemos a água, o Círio, o óleo e as velas e durante o mantra, cada um fez a recordação de seu Batismo, pensando em seus padrinhos”.
O grupo renovou os compromissos do Batismo com gestos espontâneos de tocar a água, apontando para o Círio e acendendo suas velas. Todos foram ungidos com o óleo.

Já à tarde, os 15 grupos já citados anteriormente participaram de oficinas, cada uma relacionada a uma passagem bíblica. A metodologia trabalha foi: leitura orante; figuras e palavras em seqüência; entrevista com Jesus; desenhar com pés; jogral; adaptação de texto em canto popular; contar texto em grupo; desenhar com mãos; criação de um salmo; utilização de jornal; criação de um creio com o texto; texto em forma de desenho; criação de notícia impactante com o texto; mímica em forma de teatro; apresentação de texto com símbolos e frases sem uso da fala.

Por fim, a assessora, Ir. Marlene Bertoldi, fez sua avaliação do conteúdo trabalhado com a pergunta: “Que atitudes catequéticas aprendemos de Jesus?”.

A terceira etapa da Escola foi finalizada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Antonio Mendes, Coordenador Diocesano de Pastoral.





Escola Catequética aprofunda estudo sobre os sacramentos

No domingo, 26 de junho, a Escola Diocesana de Catequese contou com o assessoramento do Reitor do Seminário Propedêutico e Menor, Pe. Antônio Júnior. Realizada em Araranguá, a aula teve por tema Introdução aos Sacramentos, focada no sentido teológico enraizado em três dimensões: cristológica, eclesiológica e escatológica e tendo em sua centralidade Jesus, como protagonista e por conseguinte, o ser humano como ser sacramental.


Os catequistas foram acolhidos às 08h30 pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, Pe. Antonio Madeira, e logo após a celebraram a Santa Missa.


No período da tarde, divididos em grupos, participaram da dinâmica proposta pelo assessor, onde perceberam a representação da importância da vida na reflexão onde cada um utilizou uma folha de papel de seda. “Quando sacudiam a folha, viam que cada uma vibrava de forma diferente. Amassando-a, percebiam as dificuldades encontradas na vida, na catequese e na comunidade. Depois, dobrada em quatro partes, formava uma flor, sinal da coisas boas que os sacramentos deixam marcadas em nossa vida”, relata a coordenadora diocesana da pastoral, Terezinha Brunel, sobre o trabalho realizado com os 15 grupos, com 11 cores diferentes. Ao final, foi realizada a avaliação do encontro e a celebração de envio.

Escola Catequética aborda Mística e Espiritualidade Cristã


No domingo, 24 de julho, a Escola Diocesana de Catequese acolheu a palavra do Vigário Geral da Diocese de Criciúma, Pe. Wilson Buss, que assessorou o encontro com o tema “Mística e Espiritualidade Cristã”.


Após o café da manhã oferecido pela Paróquia Nossa Senhora da Salete, do Bairro Próspera, que acolheu a Escola, os catequistas foram acolhidos pela Coordenação Diocesana, através de Terezinha Brunel e Jucélia Savi.


Uma dinâmica feita com balões organizou 13 grupos que refletiram perguntas que lhe foram propostas de acordo com a missão e espiritualidade do catequista.
Depois de questionados sobre o que era a espiritualidade, Pe. Wilson apresentou o “Cântico ao Sol”, de São Francisco de Assis, santo do segundo milênio destacado pelo entendimento da proposta de Jesus.


Os catequistas conversaram, dois a dois, acerca do sentido e do significado da espiritualidade cristã, e inserida nisso, a importância de melhor viver a própria espiritualidade. Ainda dentro do tema, o assessor do encontro exibiu o vídeo com a música: “Stop, Estupidez!”, uma demonstração da realidade (maldade, guerras, fome, miséria) e das preocupações às vezes tão supérfluas (bens materiais) que acarretam tantas necessidades para o ser humano (paz, luz, solidariedade).


“Em cada paróquia, vivemos situações que nos angustiam e nos preocupam, tanto na vida familiar, quanto no trabalho ou comunidade. É aí que surge o grito de poder doar-se e contrabalançar isto” – enfatizou Pe. Wilson.


O vigário geral comparou ainda as diversas situações vividas pelo ser humano à uma brincadeira de caça ao tesouro. “Como existem buscas desenfreadas fora do contexto da realidade cristã. Às vezes, não para trabalhar, mas para enriquecer. Como está desenfreado o modismo – o tesouro para tantas pessoas”.


Durante o dia, diversos aspectos foram estudados, como a missão em seu estado permanente, a missão como natureza da Igreja e sua origem na Santíssima Trindade: “A igreja peregrina é por natureza missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai” (Ad Gentes § 865).


A missão na essência da Bíblia – Palavra de Deus – que fala primeiramente sobre a Criação e o Pecado, e em praticamente todo o seu contexto, do capítulo 12 de Gênesis até o final, sobre o que Deus faz para resgatar o ser humano, também foram citados pelo assessor.


A importância da espiritualidade marcada pelo entusiasmo e pelo amor fraterno na comunidade foi evidenciada. “Devemos dizer ‘stop, estupidez’ para o mundo violento e desumano e acreditar que nossa vida e nosso mundo não terminam aqui”, disse Pe. Wilson, que destacou também a importância de os catequistas e coordenadores se reafirmarem como seguidores de Jesus Cristo e da Ressurreição. “Nossa espiritualidade deve estar presente no momento da dor e da morte. Visitem, rezem com as pessoas, estejam presentes quando os catequizandos perderem alguém. Ajudem a entender o mistério da dor e do sofrimento. A missão brota de uma decisão de amor. Assim Deus o fez ao enviar seu Filho para redimir o mundo”.


Os catequistas fizeram o Sinal da Cruz e de olhos fechados, em silêncio, buscaram contemplar o amor de Deus como filhos e batizados, deixando que Ele falasse com eles.



Nenhum comentário: