"Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda."João 15,16

Seguidores

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Palavra do Seminarista !Catequese e a Festa da Palavra




                                                    Catequese e a Festa da Palavra
A Igreja Católica é uma unidade celebrativa, viva, cheia de amor e que gosta de festejar os instrumentos de Deus para a santificação do seu povo. Por isso, no mês de setembro, aqui no Brasil, os holofotes se voltam para este tesouro que a Sagrada Escritura.
Mas, por que a Bíblia é festejada no mês de setembro? É que no dia 30 de setembro é comemorado o dia de São Jerônimo. São Jerônimo foi o grande tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim. Foi também um protetor dos textos bíblicos, ainda mais numa época que muitos queriam modificá-lo para o erro. Por isso, é padroeiro dos arqueólogos, arquivistas, estudiosos da Bíblia, bibliotecários, enciclopedistas, estudantes e tradutores.
Todos os anos, no mês da Bíblia, a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) propõem um texto para que a Igreja no Brasil faça uma reflexão e a ajude no caminho processual de conversão. No ano de 2010, foi o livro de Jonas. Neste ano, será aprofundado o estudo bíblico do livro do Êxodo, nos seus capítulos de 15 a 18.
O tema deste ano é “Travessia: passo a passo no caminho se faz” e o lema: “Aproximai-vos do Senhor (Ex 16,9). Para a Catequese, vai ser um estudo de muita riqueza, porque está leitura faz uma reflexão sobre a iniciação à vida cristã, tão comentada e que está pouco a pouco sendo utilizada em nossa Catequese.
“A Bíblia é o livro por excelência da Catequese” (Catequese Renovada, 154), por isso, neste mês, em especial, a Catequese tem que vibrar, festejar e celebrar a vida com a Palavra do Senhor. A travessia da vida não é fácil, precisamos da força da Palavra de Deus. Quando uma comunidade catequética busca, com muito amor, uma intimidade, transformando a Bíblia numa forma de alimento diário, acontece realmente mudanças expressivas não só na Catequese, na vivência da oração e da Liturgia, mas em todos os aspectos da vida cristã.
Por fim, queria agradecer a todos os Catequistas pelo empenho em participar dos encontros formativos. Noto, com grande alegria e satisfação, o amor, o entusiasmo e o interesse desses amigos de Jesus que não se cansam nem se abalam em levar o Evangelho a todos os povos. Com certeza, a Coroa da Glória está esperando por vocês.
Encontramos-nos na oração!


Seminarista Alex Sandro Serafim

2 comentários:

Jonathan Cruz disse...

OS NOSSOS IRMÃOS SEMINARISTAS SÃO MUITOS SÁBIOS NÃO É? ESSES DIAS UMA PESSOA ME PERGUNTOU NO MEU EMAIL SE EU SOU SEMINARISTA. TENHO CARA PATRICIA DE SEMINARISTA? RSRSRSRS ADMIRO MUITO NOSSOS IRMÃOS QUERIDOS SEMINARISTAS, MAS ESTA VOCAÇÃO NÃO TENHO. RSRSRSRS SOU SÓ CATEQUISTAS MESMO.
QUERIDA PATY ABRAÇO PRA VC.

Unknown disse...

Olha Jonathan!Você tem sim,bastante jeito de Seminarista rsrs!Também admiro muito nossos irmãos Seminaristas,mas vocação é vocação,e você realiza a sua com muito carinho ,amor e dedicação,isso é nítido!Continue assim!Deus te abençoe!